O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira (27), a nova Penitenciária Industrial de São Bento do Sul, com foco na ressocialização dos detentos por meio do trabalho e da educação.

Presente no evento, o deputado estadual Antídio Lunelli elogiou a ação e reforçou que o modelo de penitenciária é fundamental na reintegração à sociedade. “No presídio de Jaraguá do Sul também funciona assim. O detento consegue ajudar a família com o suor do próprio trabalho, além de ocupar a mente e desenvolver novas habilidades para depois, voltar ao mercado de uma maneira digna”, comentou.

A nova unidade prisional catarinense teve um investimento de R$ 32,9 milhões e tem capacidade para abrigar 420 internos em regime fechado. O local possui um módulo de oficinas com aproximadamente 964 metros quadrados, um módulo educacional com cinco salas de aula, uma sala de informática, biblioteca, sala dos professores, entre outros.

A penitenciária de São Bento do Sul também conta com áreas específicas para assistência à saúde, incluindo consultório odontológico, consultório médico, posto de enfermagem, quartos individuais e coletivos para isolamento e tratamento médico.