logo RCN

Ultimas :

14/11/2024 13:29
Produção de Tabaco

Seminário que será realizado em Canoinhas, debate o trabalho decente na produção de tabaco em Santa Catarina

Por Assessoria

 Publicado 14/11/2024 09:46  – Atualizado 14/11/2024 13:29

  • Brasil é o maior exportador mundial de tabaco e o segundo maior produtor (Fotos: Divulgação)

Evento será realizado em Canoinhas, na região do Planalto Norte, com a participação de produtores, empresas integradas e representantes de órgãos de fiscalização do Ministério do Trabalho. Evento também será transmitido pelo canal do SindiTabaco no Youtube.

Novembro 2024 – Para divulgar e orientar sobre a importância do trabalho decente, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promovem no dia 19 de novembro, em Canoinhas (SC), seminário voltado às acomodações e a contratação de mão de obra na agricultura familiar.

Com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC), o evento inicia às 8h30min, no Salão da Paróquia Santa Cruz da Igreja Matriz Cristo Rei.

A programação contará com a participação das entidades promotoras e apoiadoras, bem como de representantes de órgãos de fiscalização do Ministério do Trabalho. O momento também será de lançamento das cartilhas Contratação de mão de obra na Agricultura Familiar e Programa Trabalho Sustentável, que serão distribuídas aos cerca de 40 mil produtores de tabaco de Santa Catarina.

TABACO EM SANTA CATARINA – O tabaco é produzido por 184 municípios catarinenses. No campo, a produção envolve quase 190 mil pessoas que na última safra produziram mais de 150 mil toneladas, o que corresponde a cerca de 30% do total produzido no país. Em termos de receita, o tabaco gerou R$ 3,4 bilhões aos produtores de Santa Catarina, de acordo com a Afubra.

Sobre o SindiTabaco


Fundado em 24 de junho de 1947, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) tem sede em Santa Cruz do Sul (RS), no Vale do Rio Pardo, maior polo de produção e beneficiamento de tabaco do mundo. Inicialmente como Sindicato da Indústria do Fumo, a entidade ampliou sua atuação ao longo dos anos e, desde 2010, passou a abranger todo o território nacional, exceto Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Com 14 empresas associadas, as ações da entidade se concentram especialmente na Região Sul do País, onde mais de 98% do tabaco brasileiro é produzido, com o envolvimento de 626 mil pessoas no meio rural, em 509 municípios. Saiba mais em www.sinditabaco.com.br

Valmor Thesing, presidente do SindiTabaco
  • Valmor Thesing, presidente do SindiTabaco (Fotos: Divulgação)

  • Valmor Thesing, presidente do SindiTabaco (Divulgação)

Deixe seu comentário

Mais lidas