Alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental São Lourenço, do município de Mafra, aprendem sobre povos indígenas, fizeram comparações com dias atuais e conhecem o significado das pinturas corporais.

Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano e identificar geograficamente as rotas de povoamento foi o objetivo do projeto “Os povos indígenas originários do atual território brasileiro”, desenvolvido na escola São Lourenço, em Mafra, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 

O tema foi trabalhado simultaneamente nas disciplinas de História e Geografia, e os alunos literalmente colocaram em prática aquilo que aprenderam na teoria, exercitando com mapas e identificando nos mesmos a localização das primeiras rotas. 

Inicialmente as aulas foram focadas na identificação dos grupos humanos que povoaram os continentes, especificamente nos grupos hominídeos americanos. A partir daí foram desenvolvidas as várias teorias sobre os povos americanos, explorando as possíveis rotas de travessia. “

Sobre as pinturas rupestres, o projeto auxiliou a desmistificar esteriótipos entorno dos diversos grupos indígenas. Foi explicado aos alunos que as tintas são feitas a partir de elementos naturais, como urucum e jenipapo, para os mais diversos fins, sejam eles rituais religiosos ou de guerra.