“Nós, da UNC, entendemos que a educação e a cultura estão correlacionadas, a cultura transmite conhecimento. Entendemos que este centro cultural, de eventos, vai possibilitar a nossa graduação, nosso ensino básico, nosso stricto sensu, fazer a diferença nos movimentos culturais”, reforça o reitor e presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin, durante o lançamento da Pedra Fundamental do Centro Cultural UNC, em Canoinhas.

Na noite desta quarta-feira, 20, autoridades civis e acadêmicas, professores, alunos e comunidade prestigiaram o evento que simboliza o início da construção da nova estrutura.

Para marcar o evento, a Banda do Colégio Universitário Realização e a Banda Marcial do Colégio Universitário Mafrense realizaram apresentações artísticas.

O Centro Cultural UNC possui área total de três mil metros quadrados, e seu investimento supera 3 milhões de reais. Este espaço tem a missão de contribuir para o crescimento e desenvolvimento de toda a região, através do ensino e da cultura.

Durante o evento, o reitor Luciano Bendlin, relembrou a trajetória da universidade na cidade. O início se deu em 1970, com a criação da Fundação Universitária do Planalto Norte Catarinense - FUNPLOC, uma das quatro fundações que dão origem à UNC, e os desafios até essa data atual.

“Naquela época era difícil estudar, para isto necessitava deslocar-se aos grandes centros. Mas as pessoas que eram apaixonadas pela educação e pelo desenvolvimento regional fizeram uma Fundação para que as pessoas pudessem estudar. Nós da UNC somos apaixonados por Educação, por isso, investimentos em ensino, pesquisa e esse espaço para extensão”, rememora o Reitor.

Com destaque para a presença da UNC na cidade e a importância que a universidade tem para o desenvolvimento da região, o reitor enfatizou o compromisso com o município: “Nós, da gestão da UNC, continuamos com o mesmo objetivo, acreditamos em Canoinhas e que podemos fazer a diferença no município”, discursa o reitor.

Mais Cultura UNC

A valorização da cultura na UNC faz parte de sua missão, e já conta, em sua estrutura, com dois museus: Museu de Ciências Naturais, em Concórdia; e Museu da Terra e da Vida, em Mafra. Além disso, a UNC realiza o Festival Sou Mais Cultura UNC, com apresentações musicais e de poesia de seus acadêmicos. Neste ano, realizou a segunda edição do festival.

A UNC busca ir além, e reforçar a importância de ações culturais desde o início da vida de seus alunos - com grade curricular com oficinas e aulas com apresentações artísticas em seus dois Colégios Universitários.

Inauguração Espaço de Gestão

Na oportunidade, a Universidade do Contestado realizou, nesta quarta-feira, a entrega de novos espaços de gestão da UNC Canoinhas, que consiste na sala de direção, sala de reuniões, e da Central de Apoio aos Acadêmicos.

A estrutura também faz parte da série de investimentos que a UNC realiza em Canoinhas, prevista para os próximos meses, com o intuito de proporcionar uma estrutura de qualidade para seus acadêmicos e se consolidar como uma universidade de excelência.