A regulamentação foi feita via decreto e detalha como os estudantes poderão ter acesso ao programa.

A Secretaria de Educação de Santa Catarina publicou o decreto regulamentando do programa Universidade Gratuita, após lei ser sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL). O documento traz informações complementares sobre a admissão e permanência das instituições de ensino superior no programa e sobre a comissão de fiscalização das universidades.

A portaria também regulamenta regras para admissão e permanência dos estudantes, além de apresentar os critérios para classificação e seleção. Os interessados devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação. A classificação e seleção dos interessados será realizada pela Comissão de Seleção instituída na instituição universitária. A classificação será em ordem decrescente de acordo com o Índice de Carência (IC), que considera fatores como renda familiar per capita e outras despesas.


:: Tire suas dúvidas sobre o programa Universidade Gratuita

A concessão da assistência financeira ao estudante matriculado em curso de graduação ficará condicionada à formalização do Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE), celebrado entre a SED e o candidato selecionado, com interveniência da mantenedora da instituição universitária. 

Próximos passos do Programa

Nos próximos dias, a SED irá publicar o edital para cadastramento das instituições superiores no Programa. A previsão é que o edital para cadastramento dos estudantes seja publicado em setembro e os benefícios comecem a ser pagos em outubro. Entretanto, os pagamentos serão retroativos ao início do segundo semestre de 2023. 

O edital estabelecerá os prazos e demais documentações necessárias para a inscrição dos estudantes e será publicado aqui: http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php.

Programa de Bolsas nas Universidades Privadas

A Secretaria também publicou a portaria regulamentando o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), garantindo assistência financeira para o pagamento de mensalidades em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades privadas. Assim como o Universidade Gratuita, a SED irá publicar ainda, editais para cadastramento das instituições e, posteriormente, dos estudantes.

Tire aqui suas dúvidas sobre o FUMDES (https://estado.sc.gov.br/noticias/tire-suas-duvidas-sobre-as-bolsas-do-fumdes-nas-universidades-privadas-de-sc/)