Canoinhas também está integrando o maior projeto de pesquisa turística realizado no estado de Santa Catarina. "O objetivo é traçar o perfil dos visitantes, bem como, avaliar a qualidade dos serviços, infraestrutura turísticos do estado; buscando compreender os hábitos de consumo dos nossos visitantes em diversas épocas do ano, possibilitando um diagnóstico atualizado do turismo em SC", explica a diretora de turismo de Canoinhas, Maria Eduarda Diefentheler.

É a primeira vez que todas as 13 regiões turísticas do estado são contempladas em uma única pesquisa. Estão sendo usadas tecnologias inovadoras para a coleta de dados como beacons virtuais espalhados nos diversos destinos e atrativos para a captação de questionários on-line, além do monitoramento da telefonia móvel para compreender melhor o fluxo de demanda em nosso estado.

A pesquisa foi lançada oficialmente no dia 15 de dezembro de 2021 e será encerrada em agosto de 2022. A partir da data de início você já pode encontrar os beacons virtuais sob a forma de placas indicativas e QR Codes espalhados por alguns dos principais pontos turísticos do estado. Os Municípios de Canoinhas, Mafra, Itaiopólis, Porto União e Caçador foram os municípios da região que receberam os beacons.

Em Canoinhas o beacon virtual está localizado na Estação Ferroviária de Marcílio Dias, oficialmente conhecida como Complexo Turístico Cultural de Marcílio Dias.

A pesquisa está sendo desenvolvida e aplicada por um grupo multidisciplinar formado, principalmente, por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em conjunto com o Instituto Federal Catarinense (IFC). Também apoiam o projeto: Universidade da Região de Joinville (Univille); Universidade do Contestado (UnC); Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Para participar da pesquisa basta acessar o site https://www.edtesc.com.br/ para localizar todas as etapas da pesquisa, e responder os questionários sobre os hábitos de viagem dos catarinenses e perfil do visitante de SC. Sua opinião pode ajudar a melhorar o turismo em nosso Estado. É de suma importância que a população canoinhense participe desta pesquisa colaborando assim para o desenvolvimento do turismo local, regional e estadual.