Profissionais que atuam na rede municipal de ensino de Canoinhas participaram neste mês de uma semanada de formações. “Nossos servidores tiveram momentos únicos para análises e reflexões sobre os mais diversos temas relacionados à realidade da educação pública do nosso município”, comenta a secretária de Educação, Sônia Grosskopf.

As formações ocorreram em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (PPGDR/UNC). Os profissionais da educação canoinhense participaram do “VI Seminário Nacional e o VIII Seminário Regional sobre Educação e Desenvolvimento Regional”, cujo tema foi centrado na Educação e no Desenvolvimento Regional.

O evento contou com a participação de palestrantes internacionais e de vários estados brasileiros, sendo contemplados assuntos sobre a educação em tempo integral, do campo, educação infantil, educação especial, alfabetização e gestão escolar, dentre outros.

A ação também contou com a parceria do Instituto Esporte e Educação, Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, idealizado pelo Instituto Esporte & Educação, que deu continuidade às capacitações realizadas no ano de 2023, com grupo de 50 professores de Educação Física da Rede Municipal.

Na semana de formações também ocorreram Workshop e palestras em parceria com o Senac, direcionadas aos professores de anos finais da rede municipal de ensino, com abordagem sobre o desenvolvimento de competências socioemocionais, promoção da história e da cultura afro-brasileira nas escolas e alfabetização e letramento nos anos finais do ensino fundamental. Além do Seminário de Abertura do Curso de Aperfeiçoamento “Escola é Vida na Comunidade”: Escola da Terra UFSC.

A Semana de Formação organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas contribuiu para o desenvolvimento profissional dos docentes e demais profissionais da rede municipal, com vistas a promover a qualificação contínua das práticas pedagógicas e dinâmicas de aprendizagem, fortalecendo a reflexão, o diálogo e a proposição de ações pedagógicas inovadoras, em consonância às orientações da proposta pedagógica.