Alexey Sachweh (PPS) estréia na Câmara com idéias arrojadas e polêmicas
Edinei Wassoaski
CANOINHAS -
Formado em zootecnia, o vereador eleito pelo PPS Alexey Sachweh, conhecido popularmente como Porcão, teve uma carreira bem peculiar começando a estudar agronomia no Colégio Agrícola (hoje Cedup Vidal Ramos). Depois de formado, com forte atuação no diretório acadêmico da Universidade, trabalhou por cinco anos numa fábrica de iogurte que montou no Campo d?Água Verde, solapada pelo dumping das grandes do setor. Hoje planta feijão, batata, cebola, cria gado e ajuda na administração da GR Soluções Ambientais. As principais idéias do futuro vereador na entrevista abaixo.
Qual vai ser sua bandeira na Câmara?
Trabalho com agricultura, com pecuária e sou empresário. Trabalho com resíduos de todas as empresas por meio da GR Soluções Ambientais, que gerencia estes resíduos. Como trabalho nesta área, sei que Canoinhas deixou de receber muitos investimentos porque não tem um metro de esgoto. O mais triste é que todo este esgoto vai para os nossos rios e é dos nossos rios que vem a nossa água.
Mas a tua proposta é lutar especificamente por o que?
Vou trabalhar pelo saneamento, mas o tratamento de lixo é uma bandeira que eu já levantei tempos atrás, porque eu tinha uma usina de leite na Raia, e via o sofrimento de pessoas que vivem do lixo. Noventa por cento dos catadores de lixo estão lá. As pessoas juntam lixo dentro de casa, é uma situação complicada.
Qual solução o senhor propõe para este problema?
Primeiro temos de sentar e ver se sobrou dinheiro daqui, se dá pra captar dali, por isso sugiro a criação de uma Fundação para captar dinheiro, porque tirar dinheiro do orçamento da prefeitura é complicado.
Mas Canoinhas já tem uma superintendência do meio ambiente.
Que fez muitos projetos, admiro muito o trabalho do Felippe Davet (superintendente), mas não tem dinheiro para custear estes projetos, já que a superintendência é subordinada a Secretaria da Administração. Se fosse uma Secretaria ficaria mais fácil.
Temos duas fundações em Canoinhas que recebem menos dinheiro que as superintendências. O senhor não tem receio de que a Fundação perca o sentido?
Tenho sim, por isso temos de colocar pessoas lá que toquem a Fundação e corram atrás de recursos federais. O próprio Lula falou que Brasília tem dinheiro, desde que haja projetos interessantes e bem feitos.
O senhor tem uma sugestão de projeto interessante e bem feito?
A questão do saneamento é uma delas. É preciso criar a Samae de Canoinhas (gerida pela prefeitura, o que provocaria o fechamento da Casan no município). Hoje, nós temos um contrato com a Casan de mais de 30 anos, nada do que prometeram foi cumprido, o que estamos esperando para criar uma Samae em Canoinhas? Fui para Papanduva conhecer a Samae de lá e vi que dá lucro. São sete mil ligações que dão um faturamento de R$ 90 mil mensais, o que dá para o prefeito uma capacidade de endividamento muito grande (para buscar recursos para custear obras de saneamento). Por isso digo que em Canoinhas é viável. A Casan promete recursos hoje, mas há 30 anos eles exploram nossa água. A única coisa que vi eles fazendo neste tempo foi quebrar asfalto.
Mas o prefeito Leoberto Weinert (PMDB) recuou da idéia de municipalizar depois que o Governo do Estado pressionou.
Faço parte do Governo, mas vou lutar pela Samae, pelo município.
O que o senhor achou dos seus futuros colegas de Câmara?
Conheço poucos, embora muitos sejam meus amigos. Penso que trabalharemos em equipe, porque se cada um puxar para um lado não vai dar certo.
O senhor já disse que é governista, mas sabe que vai enfrentar uma maioria opositora. Como pretende administrar isso?
Acho muito importante a oposição, mas não pode ser uma oposição burra, senão nossa cidade ficará mais 30 anos patinando no seco. A oposição é importante, graças a Deus vivemos em uma democracia.
Mas como será seu comportamento em relação ao Governo?
Defenderei com unhas e dentes se achar que ele é merecedor dessa defesa. Mas serei oposição se achar o contrário. Minha cabeça é o meu guia, já falei isso para o prefeito. Vou ser oposição se for preciso.
O senhor é contra o 13.º salário para os vereadores?
Sim, vereador não é profissão. Já acho o salário alto demais, dizem que o 13.º é legal, pode ser legal lá no raio que o parta, mas em Canoinhas não tem porque ter 13.º.
Deixe seu comentário