Infra-estrutura como prioridade

CANOINHAS ? Encerrando a rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito de Canoinhas, Frederico Valdir Ecker, candidato pelo PFL. Didi, como é conhecido, fala sobre seus projetos de governo, coloca a infra-estrutura urbana e rural como carro-chefe de sua possível administração e faz elogios a administração de seu colega de partido, Orlando Krautler. Confira:

 

Perfil:


Nome: Frederico Valdir Ecker

Idade: 35 anos

Escolaridade: pós-graduado

Profissão: Contador

Cargo atual: auxiliar de contabilidade e vereador

Filiação partidária: PFL, desde 1995

Candidaturas anteriores: candidato a vereador em 1996 e 2000

Funções desempenhadas na administração pública: vereador desde 1996, funcionário público desde 1992, secretário de obras de 2002 a 2004.

Lema de campanha: ?Juventude e Renovação?

 

Correio do Norte: Quais as prioridades do seu plano de governo. Como pretende realiza-las?

Frederico: A prioridade de qualquer plano de governo é levar o bem-estar para a comunidade. Ela se divide em várias formas de trabalho. Na administração pública ela é organizada pelas secretarias. O que a comunidade mais quer e necessita é infra-estrutura. O meu marco como prefeito será a infra-estrutura, a pavimentação, rede de esgoto, enfim, esse será o meu carro-chefe. Sem deixar de lado a saúde, a educação, a ação social que são pontos em que qualquer administração pública tem que atender à comunidade.

 

CN: Como está sendo desenvolvida a sua campanha eleitoral?

Frederico: Desde quando assumi o cargo de vereador em 1997, venho me preparando para ser candidato a prefeito. Eu não represento o poder econômico. Na verdade eu sou o oposto do poder econômico. Não tenho grandes fortunas para investir em campanha, mas como sempre fiz uma campanha corpo a corpo, sempre tentando levar diretamente ao eleitor o que pretendo fazer. Eu já venho me organizando desde 1997 para ser candidato agora. Tanto é que quando fui reeleito vereador, disse a uma emissora de rádio que no próximo pleito seria candidato a prefeito. Dentro do PFL que é hoje o maior partido de Canoinhas, onde existem diversas lideranças eu consegui ser candidato a prefeito. A organização da minha campanha já vem de tempos. Só para resumir, o corpo a corpo representa levar as minhas idéias até o eleitor. Estamos organizando a parte técnica da campanha, buscando apoio, levando a eles o que pretendo fazer, assim como nas diversas reuniões que já fiz com a comunidade no decorrer dos últimos anos.

 

CN: Como será composta a sua equipe de governo?

Frederico: Hoje para você administrar uma Prefeitura, com a lei de responsabilidade fiscal, você tem que ter na sua equipe de governo pessoas técnicas. Pessoas que saibam agir, mas que tenham amor pela comunidade. Não adianta colocar nas secretarias pessoas técnicas que só vêem números, tem que ter esses dois anseios: fazer a coisa certa e que isso vá de encontro aos anseios da comunidade, tendo em vista que nós precisamos prestar contas ao Tribunal de Contas, a Lei de Responsabilidade Fiscal, à Câmara dos Vereadores. Então precisa-se fazer a coisa certa, o investimento tem que acontecer no que a comunidade mais quer e precisa.

 

CN: Como está organizado o seu partido e os que lhe apóiam no município?

Frederico: O PFL é um partido de grandes lideranças. Em partidos de grandes lideranças, existem grandes idéias também. O PFL está correndo com chapa pura e estamos nos organizando com o nosso pessoal, trocando idéias, montando estratégias, como iremos fazer, estamos fazendo essa organização, como na vez passada (última eleição). Temos experiência de duas eleições vitoriosas, a primeira com coligação, a segunda com chapa pura. Nos organizamos para trabalhar sozinhos e vamos repetir essa organização que já comprovamos que dá certo.

 

Principais propostas:

 

Agricultura: Nós temos uma Secretaria que se chama Secretaria de Desenvolvimento Rural em Canoinhas. Eu vou fazer essa Secretaria funcionar. Essa Secretaria irá levar para nossa comunidade do interior, médico veterinário e profissionais que entendam do manejo de diversos tipos de produtos que se plante. A Prefeitura vai dar gratuitamente esse serviço para o nosso agricultor. Vamos ter profissionais na área técnica, para prestar informações para os Governos Estadual e Municipal, ao fisco e fazer ITR (Imposto Territorial Rural), por que hoje nosso agricultor tem que pagar isso. Então quando ele quer fazer o ITR, ele tem que procurar o sindicato, um contador para pagar isso. No meu governo não vai ter isso. Vamos ter uma Secretaria de Desenvolvimento Rural que irá funcionar e que irá atender todos os nossos agricultores. Isso em parte técnica. O agricultor que quiser plantar uma horta de fruticultura. Vamos ter profissionais que abranjam toda a comunidade. Principalmente a plantadores de fumo. Temos mais de 2 mil plantadores de fumo aqui, nós temos que dar apoio no sentido de disponibilização de material, liberação de madeira. Eu quero montar uma Secretaria funcionando a tal ponto que a autorização para o corte de madeira seja feito pelo município. Não podemos deixar um órgão de fora vir aqui para dizer que você não pode cortar tua madeira para produzir o seu fumo. Isso é um absurdo. No meu governo vai acabar isso aí. Vamos montar uma Secretaria tão bem montada, elaborar projeto de lei, levamos à Câmara e vamos fazer a liberação pela Prefeitura de Canoinhas. O governo de Orlando Krautler já fez muito nesse sentido, mas vamos dar um tratamento especial no sentido de estradas. Precisa-se dar essa atenção. O agricultor pede muito isso e eu vou fazer isso.

 

Social: A principal carência é o déficit habitacional. No governo do PFL, conseguimos reduzi-lo em 50%. Esse déficit gira hoje em torno de 500 residências. No meu governo, vou fazer loteamento popular, que é um marco do PFL e vamos oferecer para as pessoas esse trabalho para suprir esse déficit habitacional. É bem verdade que temos também que dar atendimento especial às pessoas carentes. Então, a Prefeitura vai dar esse atendimento especial. Toda a parte social a Prefeitura já atende, isso é outro marco do PFL. 

 

Geração de empregos: O nosso município pegou novamente o rumo da geração de empregos. Isso é claro. Nós temos ofertas de empregos, o que falta para nós é qualificação de mão-de-obra, e nós vamos oferecer cursos, vamos chamar o pessoal para qualificar, para podermos oferecer às empresas mão-de-obra. Vamos fazer um tratamento diferenciado também no sentido e oferecer meios para que as empresas venham se instalar em Canoinhas. Não podemos ficar de braços cruzados esperando que as coisas caiam do céu, nós temos que ir atrás dos empresários, nós temos que montar idéias, nós temos que vender Canoinhas no bom sentido, no sentido de trazer mais empresas. Para fazer isso, temos que montar um parque industrial. Nesse parque temos que oferecer tudo que os empresários precisam para montar sua empresa. Nós já temos nossa identidade, nós temos que buscar parceiros para gerar mais empregos dentro da identidade de nosso município.

 

Educação: A educação de Canoinhas, na administração do PFL é digna de elogios de adversários políticos. É bem verdade que a educação vai continuar, da melhor forma possível. Eu sempre digo que temos que valorizar o profissional da educação, porque não adianta nós termos um monte de coisas e ter pessoas sem qualificação para o futuro. Nós temos que investir agora para que daqui a 10, 15 anos as crianças de hoje se tornem profissionais competentes para o mercado de trabalho. Vamos dar cursos, valorizar o profissional com salários dignos e pagamento em dia, que são marcos do PFL também.

 

Saúde: Hoje temos um serviço de saúde que dá para se dizer que é muito bom. Existem municípios com a saúde muito precária. No nosso município é bom. Conseguimos oferecer aos nossos munícipes um atendimento de 24 horas que é o P.A. (Pronto Atendimento). Isso é coisa da administração do PFL. Conseguimos oferecer postos de saúde em diversas localidades. Mas quando eu for o prefeito, todas as localidades do interior vão ter o seu posto de saúde, munidos de médicos, remédios e quando se precisar de um atendimento especial, um veículo que leve o paciente para buscar o recurso maior. Vamos ter profissionais para atender as mulheres através da Clínica da Mulher e da Criança e médicos de todas as áreas na nossa Policlínica.

 

Infra-estrutura: Esse, como já disse, é o meu carro-chefe. Eu, como prefeito, vou pavimentar, através de um plano de trabalho que tenho. Eu estou organizando um plano que conterá como eu vou fazer, quantas ruas eu vou pavimentar e de onde tirar dinheiro para fazer essas pavimentações. Eu estou elaborando um grande projeto para Canoinhas na área de infra-estrutura.