Vereadores classificam de trem da alegria a criação de tantos cargos; Glinski diz que todos têm destino certo

CANOINHAS - Vereador Paulo Glinski (DEM) pediu o apoio dos seus colegas de Câmara, na sessão de segunda-feira, 18, para a análise dos projetos de lei, enviados pelo prefeito Leoberto Weinert (PMDB), que criam 38 cargos na prefeitura de Canoinhas. Glinski classificou o projeto como ?trem da alegria?. ?Estes cargos com salário médio de R$ 1 mil vão custar aproximadamente, sem os reflexos trabalhistas,  R$ 400 mil  por ano aos cofres públicos?, afirmou.

Glinski disse não entender o porquê da criação de tantos cargos e lembrou que o Governo do Município se nega veementemente a dar aumento para o funcionalismo público alegando falta de recursos. ?Não dá para entender, como não tem dinheiro??, questionou.

Os projetos de lei devem ser votados dentro de 30 dias, depois de passar pelas comissões. Weinert propõe os cargos de gestor de cooperativismo, um de médico veterinário, dois cargos de técnico agrícola, quatro cargos de educador social masculino, quatro de educador social feminino, cinco cargos de assistente social, três de psicólogo, um médico do trabalho, um economista, um arquiteto, um engenheiro civil, e 14 cargos de monitor.

 ?Dá para identificar que alguns cargos já têm endereço certo. Só falta vir o nome de quem passará no concurso?, alfinetou Glinski.

 

NEM TODAS AS VAGAS SERÃO CRIADAS

 

Secretário da Administração Argos Burgardt explicou ao CN que 22 dos cargos colocados em concurso não serão criados e sim ajustados a um termo assinado com o Ministério Público. Neste Termo de Ajuste de Conduta (TAC), a prefeitura se compromete a efetivar os contratados para trabalhar em programas federais como o Programa Saúde da Família (PSF). Isto significa que a partir do concurso, a prefeitura efetivará os aprovados oferecendo-lhes todos os direitos trabalhistas. Para abater esse aumento de gastos para os cofres públicos, haverá redução de 8% nos salários. O TAC prevê ainda que no caso de extinção desses programas, no entanto, automaticamente extinguem-se os cargos.

Quanto aos 16 cargos que serão criados, Burgadt diz que Secretarias como a de Agricultura que, na sua visão é a mais importante de Canoinhas, precisa de mais funcionários para operar de forma correta. Hoje, quatro pessoas trabalham na Secretaria, incluindo o secretário Donato Noernberg. ?Os demais cargos também têm importância?. Ainda para se ajustar ao TAC, Burgardt adianta que ainda mais cargos serão colocados em concurso, especialmente de médicos e enfermeiros para atuarem no PSF.