A briga agora é entre Edmilson Werka e Norma Pereira, para definir quem irá com Müller na majoritária
CANOINHAS ? Esse final de semana será decisivo para a formação de alianças para as eleições municipais. Na dianteira, o Partido Progressista (PP) é o primeiro partido a definir suas alianças que devem ser ratificadas na quarta-feira, 30, quando a Justiça Eleitoral encerra o período para formação de alianças políticas antes das eleições desse ano.
O primeiro acordo foi fechado com os quatro menores partidos de Canoinhas ? PRP, PL, PSB e PMN. O chamado G-4 (que já foi G-7 e G-5), aceitou a proposta do PP, firmando acordo de que, caso João Rosa Müller, candidato oficial do partido, vença as eleições, o
G-4 tenha domínio sobre algumas secretarias. Os partidos negociaram somente apoio, o
G-4 deve sair sozinho na proporcional. Ângelo Schulka, indicado como pré-candidato a majoritária, pelo grupo, deve concorrer a vereador.
Outro acordo costurado durante essa semana e que deve ser oficializado no fim de semana é entre PP e PSDB. O partido que há poucas semanas era forte candidato a parceiro do PMDB ou do PFL, deve desiludir os dois partidos e ir mesmo com o PP. Norma Pereira deve sair como candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Müller. No entanto, essa aliança parece estar sendo costurada por fora, sem conhecimento, pelo menos, do presidente do partido, Edmilson Werka. Os pré-candidatos não admitiram a aliança por acharem que a divulgação atrapalharia a aliança, mas fontes ligadas aos partidos afirmam que a aliança teria sido fechada na quarta-feira, 23. Werka não nega a aliança entre PSDB e PP, mas nega que essa aliança seja para eleger Müller e Norma. ?Norma retirou seu nome da convenção, então não existem possibilidades de uma chapa liderada por ela e Müller?. Werka disse ainda que a coligação com o PP é para tentar elegê-lo prefeito, tendo Müller como seu vice. Caso não seja fechada a aliança com o PP, seguindo orientação do vice-presidente do PSDB estadual, Dado Cherem, o PSDB deve sair com chapa pura. Reunidos na quarta-feira, 23, os pesedebistas oficializaram a indicação do nome de Werka como seu candidato a prefeito.
Müller também não nega que as negociações com o PSDB estejam quase acertadas, e diz que propôs aos pesedebistas que se fosse feita uma pesquisa para saber quais são os nomes mais fortes dos dois partidos (PSDB e PP), para então, embasados nessa pesquisa, se definir quem serão os candidatos. No entanto, Müller não nega que vê com muita simpatia Norma como sua candidata a vice.
PFL
Mesmo assim, as alianças não estão encerradas. O PP está em conversações com o PFL que por enquanto parece não ter definido se apoiará algum pré-candidato ou se sairá com chapa pura. Segundo fontes ligadas ao partido, as chances dessa segunda hipótese se concretizar são mínimas.
Deixe seu comentário