As mulheres cadastradas passarão por consultas e orientações antes da colocação do dispositivo.

Com o objetivo de promover a saúde e bem-estar das mulheres, e oferecer uma opção de planejamento familiar acessível e de qualidade, o Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Saúde, está ofertando a colocação gratuita de dispositivo intrauterino (DIU).

A ação é voltada às mulheres em idade fértil e pode ser solicitada junto à unidade básica de saúde José Sawinski, no bairro João Paulo II.

Para solicitar o procedimento é necessário apresentar CPF, RG e Cartão Nacional de Saúde (CNS) e assinar o termo de livre consentimento. As mulheres cadastradas passarão por consultas e orientações antes da colocação do DIU. O médico responsável pelo procedimento terá agenda aberta todas as quintas-feiras, entre 13h e 17h.

De acordo com a secretária de Saúde, Siomara Mühmann Corrêa, o dispositivo intrauterino é uma alternativa contraceptiva de longa duração e eficaz às mulheres que desejam um método seguro e de baixa manutenção.

“É uma iniciativa que busca o acesso igualitário a métodos contraceptivos e garantir, às mulheres, decisões qualificadas sobre sua saúde, principalmente no que diz respeito à saúde reprodutiva”, frisa.

A secretária salienta, ainda, que o DIU diminui o número de gravidez indesejadas, porém, não previne infecções sexualmente transmissíveis.

“Para as mulheres com vida sexual ativa, o uso de preservativos e testes destas doenças regularmente são indispensáveis”, orienta.