Problema é latente em populações mais carentes

Gracieli Polak

CANOINHAS
Mês de maio, época de dar vermífugo para as crianças. Correto? Nem tanto, mas também não tão errado. A crença popular no efeito da lua minguante de maio para curar eventuais verminoses é uma prática antiga que ainda hoje motiva muitas mães a oferecer o remédio para os filhos, sempre na mesma época do ano, independente da criança apresentar sintomas, mas não se pauta, necessariamente, em critérios médicos.
De acordo com a pediatra Vanderlise V. P. Knackfuss, não existe base científica para a aplicação de medicamentos contra verminoses nesta época do ano, mas em populações com alto fator de ocorrência de doenças parasitárias, a prática não é de todo incorreta. “O medicamento contra vermes deve ser indicado por um médico, para pessoas que tenham essa necessidade, embora muitas vezes seja indicado nas farmácias. Mas, como os efeitos colaterais não são graves, a medida não é tão prejudicial”, alerta.
A pediatra explica que vermes, protozoários e amebas, que causam as infestações parasitárias, entram no organismo geralmente pela boca, por meio de água ou alimentos contaminados e se procriam, principalmente, em condições inadequadas de higiene. “Esse é o problema real, ainda hoje. Nas populações mais pobres chega a atingir 50% das pessoas, enquanto nas classes econômicas mais altas acontece em cerca de 5% apenas. Então, essa medicação espontânea acaba não sendo de todo ruim, porque acaba com um problema que eventualmente ocorre com grande parcela das pessoas mais expostas ”, explica.
COMPORTAMENTO DE RISCO
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), para evitar a contaminação por parasitas alguns cuidados simples devem ser tomados, como lavar as mãos antes de se alimentar, não andar descalço, cuidar da higiene pessoal, no entanto, o tratamento é simples e completamente realizado pelo Sistema Único de Saúde.
Se houver sintomas com diarréia, enjoo, dificuldade em ganhar peso, barriga saliente, cansaço, entre outros, um médico deve ser procurado, em qualquer época do ano.