Embora não tenha sido confirmada a causa da morte, a secretaria de Saúde de Canoinhas reforça a importância da vacinação
Um macaco foi encontrado morto em Canoinhas em área de mata no bairro Industrial 1. Veterinário da Secretaria Municipal de Saúde, Edson Raduz, realizou coleta de material do primata que foi encaminhado ao laboratório para análise a fim de investigar a causa da morte.
Pelas características, há suspeita de que o animal estivesse com febre amarela. O resultado deve ser divulgado em 30 dias.
A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. A única forma de se proteger é através da vacinação.
A bióloga da epidemiologia do Município, Cristina Brandes Grosskopf, lembra que os macacos não transmitem a febre amarela. "Eles são nossos anjos da guarda: são os primeiros a adoecerem, por isso, nos alertam do perigo e reforçam a importância da vacinação".
Embora não tenha sido confirmada a causa da morte, a secretaria de Saúde de Canoinhas reforça a importância da vacinação da população contra febre amarela. "As salas de vacinação das unidades de saúde de Canoinhas têm a vacina disponível gratuitamente", lembra a secretária de Saúde, Katia Oliskowski.
Se você nunca tomou a vacina, procure a unidade de saúde mais próxima e vacine-se.
Se você já tomou e tem comprovação desta vacina, não precisa se vacinar de novo. Está protegido. Exceto crianças abaixo de cinco anos. A partir de 2020, as crianças que
tomaram a vacina da febre amarela abaixo de cinco anos devem receber uma dose de reforço.
*Atenção*
Comunique imediatamente a Secretaria de Saúde caso encontre:
- Carcaças de macaco, inclusive ossada;
- Macaco morto.
- Macaco que está apresentando sinais de doença;
- Macaco que não está apresentando comportamento normal;
Telefones para comunicação: 3622 4678 (zoonoses) e 3622 8416 (epidemiologia)
Deixe seu comentário