Nutricionista recomenda início de dieta nesta época do ano

Gracieli Polak

CANOINHAS
Temperatura alta no ambiente, menos comida no prato. A regra é lógica, dizem os especialistas, porque no verão o organismo precisa de menos calorias para se manter, situação invertida no inverno, quando o organismo precisa de mais energia para conservar a temperatura ideal. Com menos fome e com o período das férias chegando, entrar em forma para o verão agora é meta de muitas pessoas que estão uns quilinhos acima do peso.
Para estas pessoas, diz a nutricionista Cristiani Roveda Ernest, o momento está propício para a adoção de uma nova dieta alimentar. “Com a chegada do verão vem também motivação para iniciar um plano alimentar. A necessidade calórica diminui e os resultados podem se tornar visíveis mais facilmente”, fala. Cristiani explica que, no entanto, para aproveitar bem os dois meses que faltam para o início de 2010, nada de dietas da moda. “Aquelas dietas loucas devem ser evitadas. As pessoas precisam aproveitar o calor para praticar exercícios físicos e adotar uma alimentação equilibrada que dure o ano inteiro”, conta.
EQUILÍBRIO
Helenice Holzapfel, Leoci Muhlbauer e Beatriz Konopka, auxiliares de escritório, almoçam fora diariamente fora de casa. Entre as diversas opções de alimentos do restaurante, a escolha das três é por um prato equilibrado. “Eu controlo durante o ano todo. Perdi 11 quilos e agora só mantenho o peso, mas fica mais fácil nesta época”, diz Leoci. Para Beatriz, a principal mudança está nas refeições principais, mas nos lanches. “No inverno parece que uma fruta não sacia a fome. Agora é diferente”, avalia.
Segundo a nutricionista, o ideal é a priorização de líquidos, principalmente sucos naturais, e frutas com grande concentração de água, como melancia e melão. “Alimentos com alta densidade calórica, como refrigerantes e sorvetes, devem ser evitados”, orienta. “Mas a gente às vezes reduz um pouquinho no prato, porque ficar sem sobremesa não dá”, confessa Helenice.