Banhos quentes danificam pele e cabelo; hidratação é necessária

Gracieli Polak

CANOINHAS
Banhos quentes e demorados, pele ressecada e um aumento na quantidade de fios de cabelo no ralo do banheiro. A maior ocorrência de queda de cabelo nesta estação não é despropositada, alertam especialistas, é apenas uma reação do organismo a mudanças de hábitos que desencadeiam problemas conhecidos e comuns, como a caspa.
A dona de casa Terezinha Leci das Chagas sabe bem o que a chegada do inverno representa para seus cabelos. “Eu tenho caspa desde criança, já usei um monte de remédios e shampoos, mas nada funciona. Quando começa a esfriar, minha cabeça enche de caspa e o cabelo começa a cair”, conta. Neste ano, além da tradicional dermatite seborréica, a caspa, Terezinha perdeu muito mais cabelo que o habitual e chegou a ficar com uma falha no topo de sua cabeça, fato que agora começa a ser minimizado, mas ainda deixa algumas marcas, como fios soltos no travesseiro e descamações nas sobrancelhas e na pele do rosto.
Segundo a dermatologista Daniela Nunes, em entrevista à Editora Abril, altas temperaturas da água do banho podem, sim, favorecer o a aparecimento de doenças como a caspa e a ocorrência de maior volume de queda nos cabelos, mas que a pessoa deve ter predisposição genética para o problema. “Dermatite seborreica é uma doença genética, constitucional, ou seja, relacionada às características do próprio paciente, não sendo transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal”, disse.
ASPECTO SUJO
A médica explica ainda que a presença da caspa no cabelo não significa que a pessoa não mantenha hábitos corretos de higiene, porque o sebo, que caracteriza o problema e provoca a descamação da pele ocorre mesmo quando há lavagem dos fios. “Para tratar é preciso orientação para uso de produtos específicos que podem controlar o problema”, alerta.
Segundo ela, diminuir a temperatura da água do banho e torná-los mais curtos são boas medidas para cuidar de pele e cabelo, mais sensíveis aos efeitos da estação.
 
O que fazer para manter a saúde dos cabelos no inverno
- Lave o cabelo com água mais morna (o recomendado é 20oC). Uma dica é lavar primeiro a cabeça e depois entrar de corpo inteiro no chuveiro com a água já mais quente.
- Use 30% a mais de xampu do que a quantidade de costume, já que nessa época o cabelo fica mais oleoso e precisa ser lavado com mais insistência.
- Não deixe de comer frutas e verduras e tome ao menos oito copos de água por dia. A água é o melhor produto hidratante para o cabelo.
- Tente levar uma vida saudável com exercícios físicos e exposição ao sol antes das 10 horas e depois das 16 horas.
- Sinais de alarme de queda: excesso de fios na fronha do travesseiro, no ralo do chuveiro, no banco do carro, na mesa de trabalho ou espalhados pela casa de forma constante.