Sem ninguém para fiscalizar, é comum caminhões estacionarem onde bem entendem

Edinei Wassoaski

CANOINHAS
 
Todo dia é um risco para os moradores da Cohab 4, loteamento Santa Cruz e Jardim Dona Amélia que dependem da rua Henrique Sorg para dirigirem até o centro. Invariavelmente, caminhões estão estacionados na esquina com a avenida Ivo d’Aquino. Sem visão nenhuma, os motoristas se lançam a própria sorte, apostando que nenhum veículo vem do sentido contrário. Ano passado dois acidentes graves aconteceram no cruzamento. Os caminhões estacionam ali porque a empresa Lavrasul não tem estacionamento privativo. O portão da empresa fica no mesmo cruzamento.
Cenários extremamente perigosos como este estão espalhados por toda a cidade.
Em 13 de setembro do ano passado, Zilda de Lima Ribeiro morreu ao desviar uma carreta estacionada na rua Bernardo Olsen, no Alto da Tijuca. A mulher que voltava da igreja foi atropelada e morreu pouco depois.
Na sexta-feira, 16, outra tragédia. O gerente do Coletivo Santa Cruz, Antonio Haubricht, 48 anos, descia com sua Ford Courier, placas de Canoinhas, pela rua Major Vieira, no Alto das Palmeiras, quando bateu na traseira de um caminhão Mercedes-Benz, placas do Rio de Janeiro-RJ, que estava estacionado. Os bombeiros foram chamados imediatamente, mas ao chegarem encontraram o gerente já sem vida.
Chovia no momento, o que contribuiu para o acidente.
 
INFRAÇÃO
 
O Código Brasileiro de Trânsito, no seu Artigo 181, tece uma série de infrações referente ao estacionamento de veículos e prevê multas para o descumprimento, além da remoção do veículo. Mesmo assim, as infrações se repetem. Estacionar o veículo nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal é uma infração considerada média e tem como penalidade multa e remoção do veículo. Ainda de acordo com a lei, os veículos que estacionarem na área de cruzamento entre vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres (como é o caso da avenida Ivo d’Áquino) está incorrendo em infração grave, deve pagar multa e ter o veículo removido (acompanhe demais infrações no boxe).