Com Blazer quebrada, solução é usar viatura menor
CANOINHAS ? Em meados de 2006, uma quadrilha de assaltantes de banco pretendia fazer uma devassa em bancos de Canoinhas.
Ao sondar a cidade, no entanto, os assaltantes se impressionaram com o Grupo de Resposta Tática (GRT, atual PPT) da Polícia Militar de Canoinhas. Ao ver os soldados armados, prontos para o ataque com uma viatura respeitável e demonstrando tolerância zero com bandidos, acabaram desistindo dos assaltos, transferindo os planos para a cidade de Mafra.
Hoje o GRT, que agora se chama PPT ? Pelotão de Patrulhamento Tático, já não impõe a mesma banca. Embora o trabalho excepcional dos patrulheiros, que diminuiu sensivelmente a criminalidade na região nos últimos anos, continue o mesmo, a falta de estrutura dificulta o trabalho das quatro equipes de quatro componentes cada, que se reveza 24 horas por dia.
A falta de uma viatura compatível com o trabalho duro do PPT está pesando bastante. Uma Blazer, ideal para o trabalho, que era utilizada pelo PPT até o ano passado, está encostada na garagem do 3.º Batalhão de Polícia Militar (BPM), simplesmente porque não tem mais condições de rodar. Uma reforma é inviável, segundo o comandante do BPM, Coronel Luiz Roberto de Carlos.
Desde o ano passado, os soldados utilizam um Palio Adventure, pequeno para que a equipe consiga carregar todos os seus equipamentos. Desde que a Blazer, doada pela empresa Rigesa, de Três Barras, quebrou, o comando do BPM pede uma nova viatura ao Governo do Estado, mas até agora nada.
O 2.° tenente Christopher Rudolf Froehner, responsável pelo PPT,explica que o Palio Adventure está servindo o PPT, mas as limitações de espaço do veículo impede, muitas vezes, que equipamentos como escudos e armamentos sejam carregados. ?O espaço que deveríamos estar usando para conduzir detidos é ocupado por nossa aparelhagem?, explica Fhroener. O espaço interno da viatura também é pequeno para a condução do pelotão.
PROMESSA
De Carlos afirma que a mobilização popular é fundamental para que o BPM consiga uma nova viatura para o PPT. Ele tem se empenhado pessoalmente em conseguir a viatura.
Segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), as preces do BPM de Canoinhas já foram atendidas e a questão é meramente logística para que o PPT tenha uma viatura novinha em folha.
A assessoria informou a reportagem do CN que já estão compradas quatro viaturas que serão entregues ao BPM assim que o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e o secretário de Segurança Pública Ronaldo Benedet possam estar na região.
Dentre as quatro viaturas, está uma GM Blazer zero quilômetro, com as mesmas características da viatura quebrada, que será destinada ao PPT. As outras três viaturas são um Fiat Uno Mille e duas Paratis.
A SSP informa ainda que outras duas viaturas serão destinadas a Polícia Civil de Canoinhas ? uma Renault Logan e um automóvel descaracterizado para investigações à paisana.
Se o problema é de logística, deve ser resolvido no próximo dia 12 de fevereiro, quando o governador Luiz Henrique deve estar
Estes veículos fazem parte de um pacote de 200 novas viaturas que foram adquiridas pela SSP e estão sendo distribuídas pelo Estado desde o início do ano.
Deixe seu comentário