Começou nesta quinta-feira, 20, o Programa Golfinho nas escolas municipais de Irineópolis. A iniciativa, voltada para estudantes do 4º ano do ensino fundamental das redes pública e privada de Santa Catarina, busca capacitar crianças e adolescentes para atuarem de forma preventiva em situações de risco de acidentes. A primeira escola a receber o projeto foi a Escola Municipal Maria Avelina de Oliveira Furtado, contemplando as turmas dos períodos matutino e vespertino.

O programa, criado em 1998, é gratuito para crianças de 7 a 11 anos e tem duração total de 10 horas. Seu objetivo principal é ensinar a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos. Além dos municípios litorâneos, também é ministrado em clubes e escolas de diferentes regiões ampliando a atuação por todo o estado.

Em Irineópolis o programa é realizado por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Foram contempladas duas turmas com o Programa Golfinho 2025, sendo esperadas 30 crianças na primeira turma e 35 na segunda, nos dias 20 e 21 de fevereiro. Com essa iniciativa, espera-se que os estudantes adquiram conhecimentos fundamentais para a prevenção de acidentes e desenvolvam habilidades que possam ser aplicadas tanto em casa quanto na comunidade, fortalecendo, assim, a cultura de segurança e prevenção no município.