
FCF e clubes se unem em ação de conscientização contra o racismo em rodada do Catarinense

-
Criciúma E. C. (Fotos: Lucas Perraro)
Os jogos da nona rodada do Catarinense Fort Atacadista contaram com um momento de conscientização na luta contra o racismo. Nas seis partidas, que ocorreram na quarta e quinta-feira (12/02 e 13/02), foram exibidas faixas em apoio à causa antirracista, ressaltando a campanha “Cartão Vermelho Para o Racismo”, que atua dentro e fora de campo. A iniciativa teve o objetivo de promover a sensibilização entre os torcedores que estavam nos estádios e também aos telespectadores que acompanharam as transmissões.
Atualmente, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) é parceira e patrocinadora do Programa “Cartão Vermelho Contra o Racismo”. O projeto se propõe a várias ações e. além disso, a entidade tem uma cartilha com 14 tópicos que aborda a discriminação racial no futebol. O documento conta com conteúdos sobre legislação, letramento, como reagir em casos de racismo e entre outros assuntos.
Segundo a Lei Brasileira, racismo é um crime. Isso está registrado na Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que determina: “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Os cidadãos que praticarem crimes de racismo ou de injúria racial estão passíveis de condenação, cumprindo penas detenção e/ou multa.
Deixe seu comentário