Uma simples ligação pode resultar numa economia de R$ 19,95

CANOINHAS ? Desconfiado de uma taxa por franquia adicional de 150 pulsos no valor de R$ 19,95, cobrada em sua conta telefônica, o relações públicas Sérgio Teixeira decidiu telefonar para a central de atendimento da Brasil Telecom.

Ao falar com uma das atendentes da companhia, descobriu que essa taxa é opcional, mesmo tendo sido adicionada pela Brasil Telecom sem prévia consulta ao cliente.

De acordo com a explicação de uma das atendentes, com a qual a reportagem entrou em contato pela central de atendimento ao consumidor da Brasil Telecom, essa taxa se refere ao possível estouro de quota.

A lógica é a seguinte. O valor de R$ 38,52, que o consumidor paga pela assinatura básica residencial, se refere a um limite de 150 pulsos/mês. Normalmente, se o cliente ultrapassar os 150 pulsos, o valor de sua conta aumenta substancialmente.

Essa ?franquia adicional? que custa R$ 19,95 serviria como um seguro de que, caso o cliente ultrapasse os 150 pulsos, não tenha o valor de sua conta acrescida do valor cobrado por extrapolar o limite.

Se a franquia é vantajosa para quem usa muito o telefone durante o mês, se torna nula para o cliente que não costuma ultrapassar os 150 pulsos/mês.

As companhias telefônicas são as campeãs nacionais de reclamações no Procon.

Para retirar a cobrança da sua conta telefônica, basta ligar para 10314, no horário das oito às 20 horas, e pedir para falar com o setor de fidelização.

A diretora do Procon de Canoinhas, Thalita Nascimento, orienta ainda, que as pessoas devem pedir a restituição dos valores cobrados em meses anteriores. Caso a Brasil Telecom se recuse a restituir os valores nas contas futuras, Thalita diz que os clientes da companhia têm de levar as contas em que foi feita a cobrança indevida até a agência do Procon, que tenta negociar com a companhia. Na maioria dos casos, a negociação é bem sucedida, evitando envolvimento com a Justiça.