Vendas para o Dia das Crianças movimentam comércio e baixinhos elegem preferências

Gracieli Polak

CANOINHAS
Dia de presentes para as crianças, de corrida às lojas de brinquedos para os pais. O comércio de Canoinhas começa a esquentar para que na segunda-feira, 12, Dia das Crianças, todos possam encontrar o presente que desejam para os filhos. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canoinhas, Ismael Carvalho, a expectativa é a melhor possível para a data, que inicia o período de compras de final de ano. “Nós estamos vivendo um período de recuperação da economia, influenciado principalmente pela mídia. As pessoas se sentem estimuladas”, afirma.
Nas lojas da cidade, o movimento durante a semana foi considerado tímido, porque, segundo os lojistas, a maioria das pessoas vai sair em busca do presente hoje e amanhã, disposta a gastar uma quantia de R$ 50 em média, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio), que lançou campanha contra a compra de brinquedos piratas para a data. Segundo a Federação, a campanha que tem como lema Brinquedo pirata. Não brinque com isso e sugere lesões nas criançasserve de alerta para os pais, que ao adquirir produtos falsificados, além de não movimentar a economia formal, colocam em risco os filhos. Para os pais preocupados com a segurança dos filhos, verificar a autenticidade do brinquedo e a indicação etária é fundamental, mas, se o objetivo é agradar, alguns artigos são os objetos de desejo dos pequenos.
OS PREFERIDOS
O CN percorreu as principais lojas de brinquedos da cidade e, segundo as vendedoras consultadas, alguns personagens são os preferidos dos baixinhos. “Para os meninos a procura é pelo Ben 10 e por artigos do Max Steel, não tem concorrência”, fala uma vendedora. Para as meninas, dizem as vendedoras, Barbie e Polly disputam a preferência e fazem com que as bonecas maiores percam terreno. “Teve criança que largou uma boneca grande para ficar com uma Polly, pequenininha”, explica outra atendente.
Para o garotinho Kauã Felipe, que na tarde da quarta-feira, 7, ajudava a mãe a escolher o presente para ganhar no seu dia, as dúvidas eram muitas. Entre artigos do Ben 10, bonecos da Vila Sésamo e uma guitarra interativa, a surpresa. “Eu quero uma bola”, se decidiu.
Para você que ainda não comprou o presente, a CDL comunica que as lojas ficam abertas amanhã, sábado, até às 17 horas.