Pedido partiu de Antonio Aguiar (PMDB) à senadora Ideli Salvatti (PT)
CANOINHAS ? Deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB) surpreendeu no sábado, 12, ao pedir a senadora Ideli Salvatti (PT), durante lançamento do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), empenho no sentido de federalizar a Universidade do Contestado (UnC).
Como já havia falado minutos antes, a senadora conseguiu sair pela tangente e não respondeu ao deputado.
A declaração foi encarada com surpresa. O diretor-presidente da UnC Canoinhas/Porto União, Hamilton Wendt, não quis se pronunciar. Por meio de sua assessoria, disse que pretende falar sobre o assunto somente na próxima semana.
Aguiar disse durante a semana que o assunto foi discutido há mais de um mês com Wendt e que o diretor-presidente declarou apoio a sua iniciativa. ?Como já havíamos amadurecido o assunto, achei o momento oportuno para propor a questão à senadora?, explicou.
O deputado garantiu ainda que dentro de 60 dias Canoinhas sediará um Fórum para discutir a federalização da Universidade. O Fórum está sendo organizado por ele e o deputado Herneus de Nadal (PMDB). O próximo passo será realizar uma audiência pública para discutir o assunto. Aguiar ressalta que a intenção é federalizar todo o complexo de campis da UnC.
O deputado lembra ainda que o Governo Federal encampou pelo menos duas universidades em Santa Catarina nos últimos meses em Criciúma e no Oeste. ?Se eles podem (federalizar) mais que justo que nós também pleiteamos o mesmo?, assinalou.
O deputado não chegou a ouvir Ideli depois do pronunciamento.
FEDERALIZAÇÃO PODE SER INVIÁVEL
Especialistas ouvidos pelo CN garantem que federalizar a UnC é algo praticamente impossível levando-se em consideração, principalmente, o fato de que seria impossível federalizar somente o campus de Canoinhas/Porto União. A UnC dispõe hoje de cinco campi e a realidade de todos eles teria de ser levada em conta no processo.
O comportamento do Governo Federal, alertam especialistas, sinaliza para a criação de órgãos como os Cefets e não o encampamento de estruturas pré-existentes.
Um professor ouvido pelo CN, que não quis se identificar, garante que a declaração de Aguiar é muito mais político-partidária que educacional. ?A questão é jogar um possível problema estadual para o Governo Federal?, opina.
UNIVERSIDADE ESTÁ SE REESTRUTURANDO
Na contramão de ações radicais como a federalização, a UnC Canoinhas/Porto União vem adotando medidas de reestruturação. As mudanças iniciaram em dezembro de 2006, visando à adequação do campus ao contexto econômico atual, de acordo com a assessoria de imprensa da Universidade. Entre os principais resultados obtidos estão à economia financeira e o aumento da credibilidade interna e externa.
?Ouvimos comentários positivos das nossas ações. Estamos tendo a compreensão do nosso pessoal interno e também dos nossos fornecedores, que querem juntamente com a UnC superar os momentos difíceis para depois colhermos os resultados almejados?, avalia o diretor administrativo, Valdecir Bechel.
Os resultados positivos da reestruturação estão sendo sentidos pelos funcionários, por meio dos salários, que estão sendo regularizados e com a folha de março paga integralmente. O pagamento dos deslocamentos pendentes e de professores prestadores de serviços está sendo quitado. Fornecedores também estão recebendo, de acordo com a assessoria.
Outra conseqüência da economia foi a volta do benefício do cartão Plenocard, no mês passado, possibilitando os funcionários fazerem compras em estabelecimentos comerciais conveniados, com desconto na folha de pagamento. ?Estamos preparando e planejando a instituição para um futuro bem mais tranqüilo e, para isso, adotamos algumas ações que são visíveis. Outras ações apresentarão resultados paulatinamente?, explica Bechel.
No Vestibular de Verão 2007, se registrou aumento na média de ingresso de novos alunos por curso, passando de aproximadamente 45%, em 2006 para cerca de 80%, neste ano. Resultado que confirmou como adequada à iniciativa da direção, de não ofertar a primeira fase de algumas graduações, de acordo com a assessoria. Em 2007, houve a entrada de aproximadamente 680 acadêmicos para 17 cursos, sendo que no ano passado o número de novos ingressos no Vestibular de Verão foi cerca de 700, mas para 31 cursos ofertados.
Entre as medidas implantadas, responsáveis pela retração de gastos internos, estão a venda de quatro veículos; a otimização de hospedagens; redução de despesas fixas e variáveis diversas; redução da folha de pagamento; rescisão de contratos; redução do valor pago a título de plano de saúde, entre outras.
Além da economia interna, nas redes bancárias, a UnC conseguiu a isenção da CPMF e busca a do IPVA.
Sobre a estrutura física, Bechel afirma que os investimentos de grande vulto foram concluídos em 2006, com a construção do bloco D, no setor de Ciências Agrárias em Marcílio Dias. ?O momento é de reestruturação, colocar os pés no chão e identificar onde, como e quando atingir os nossos objetivos?.
Deixe seu comentário