Dois cursos superiores devem ser implementados nos próximos meses
CANOINHAS ? Agora é certo. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) bateu o martelo na semana passada para a questão de implementação de cursos de extensão em Canoinhas. A briga travada por outros municípios do Estado foi grande nos últimos meses. Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, Chapecó e Pouso Redondo pleiteavam a extensão.
Esses municípios podem até vir a ter extensão de cursos da UFSC, mas não ainda no segundo semestre de 2006, como Canoinhas.
Técnicos da UFSC estiveram na semana passada em Canoinhas e firmaram convênio com a Universidade do Contestado (UnC) para utilização do espaço físico e equipamentos da UnC a fim de aplicar os cursos de Matemática e Física. O terceiro curso oferecido pela UFSC em parceria com o Banco do Brasil ainda não está acertado, mas deve ser o de Administração.
De acordo com a gerente regional de Educação, Francisca Maiorki, a escolha dos cursos foi de acordo com as necessidades de ensino da região. ?Sentimos falta de professores de Matemática e Física, daí o motivo da indicação aceita pela UFSC?, explica. Pelo menos 80% das vagas no vestibular que será realizado ainda esse mês, em uma sala do Colégio Santa Cruz, devem ser preenchidas por professores não-formados, que atuam nas áreas de Matemática e Física.
As vagas do curso de Administração devem ser preenchidas por funcionários do Banco do Brasil e servidores públicos municipais.
A previsão é de que os cursos comecem a ser ministrados em agosto.
ENSINO A DISTÂNCIA
A importância dessa extensão da UFSC para o desenvolvimento da região está no fato de que os universitários não pagaram absolutamente nada pelos cursos. ?A prefeitura custeará todas as despesas que a UFSC terá para ministrar as aulas?, explica a secretária municipal de Educação, Maria de Lourdes Brehmer.
As aulas serão semipresenciais. Setenta por cento por meio de teleconferência e 30% presenciais. A teleconferência é prática comum em cursos à distância como, por exemplo, os cursos técnicos ministrados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) há dois anos no Colégio Santa Cruz. A prefeitura ainda não definiu com a UFSC se as aulas serão em regime especial ou normal.
?A nossa região tem de se sentir privilegiada por sediar uma extensão de uma Universidade do porte da UFSC?, frisa Maria de Lourdes. Até o momento, mesmo sem divulgação, mais de 100 pessoas se inscreveram para o vestibular.
Embora conte com apoio do Estado, o sucesso da parceria se deve ao município. Toda negociação para a implementação da extensão é feita há dois meses entre UFSC e prefeitura de Canoinhas.
Cumprida a defasagem dos primeiros cursos a ser implementados, Química e Biologia devem ser os próximos cursos da UFSC com extensão em Canoinhas.
Deixe seu comentário