Evento deve reunir cerca de 70 atletas para disputa em sete categorias

Gracieli Polak

CANOINHAS
Aos dez anos de idade, Eduardo Henrique Thiem já sonha com o futuro arquitetado pelo pai, ser jogador profissional de tênis. No calor de mais de 30° que fez na região durante a semana, o garoto treina não para manter sua segunda colocação no ranking estadual para sua faixa etária, mas para chegar mais longe. “Eu quero que meu filho seja um jogador profissional. Estamos treinando para isso”, diz o orgulhoso pai, Márcio Osmar Thiem, também praticante do esporte, mas não de maneira precoce como o filho.
Depois de um infarto aos 32 anos, Márcio começou a praticar exercícios. Aos 36 descobriu o tênis e levou o filho, ainda sem coordenação, para assistir às partidas. “Quem viu aquele molequinho tentando segurar as raquetes aos seis anos não imaginava que ele poderia estava jogando como joga hoje”, fala sobre o filho, que é uma das primeiras promessas do esporte na região, que há quatro anos, começou a ser descoberto por mais pessoas, com a criação do complexo Muniz Tênis. Hoje Canoinhas já está inserida no mapa do esporte e já possui competições de grande porte, como a Copa Canoinhas.
EVOLUÇÃO
A 5.ª Copa Canoinhas de Tênis, que começa hoje e vai até domingo, 8, deve reunir, segundo o realizador do evento, Marcelo Muniz, cerca de 70 atletas vindos de diversas cidades da região para disputas em sete categorias “Atletas de Indaial, Caçador e Videira já confirmaram presença, mas esperamos por mais gente”, diz.
Segundo o jogador e professor de tênis, embora não haja grande divulgação do esporte no País, grandes atletas têm saído do Brasil para atuar no exterior, reflexo que em breve poderá ser percebido aqui. “Depois que o Guga (Gustavo Kuerten) conseguiu espaço o esporte evolui muito, mas pouco tem sido investido pelo poder público. Um exemplo disso é o que acontece em Canoinhas”, diz.
No ano que vem, os atletas que treinam de maneira independente na Muniz Tênis devem se filiar à Federação Catarinense de Tênis (FCT). Atualmente os tenistas participam de competições representando um clube de Porto União, único clube da região filiado à FCT.