Sancionada pelo prefeito Orlando Krautler, a lei que limita o tempo de espera nas filas de bancos deve entrar em vigor em setembro

 

CANOINHAS ? Foi sancionada na semana passada pelo prefeito Orlando Krautler, o projeto de lei elaborada pela Câmara dos Vereadores que limita o tempo de espera nas filas dos bancos do município. Segundo o Procon, a fiscalização nos bancos de Canoinhas deve começar em 1.º de setembro. Além de serem obrigados a colocar a disposição dos usuários dos bancos, funcionários atendentes em número suficiente para evitar filas muito longas (o tempo máximo tolerado pela lei é de 15 minutos), as agências bancárias terão que disponibilizar numeração de senha para cada cliente, onde deve constar o horário de chegada do cliente e a hora em que foi atendido. A lei exige também que os bancos disponibilizem a seus usuários, sanitários e bebedouros, além de assentos para que o cliente espere sentado para ser atendido. A lei prevê quatro status de repressão aos bancos que não se adequarem a ela. Primeiramente, o banco deve receber uma advertência por escrito. Se isso não adiantar, o banco receberá uma multa de 300 ufirs. Se mesmo assim a agência persistir na arbitrariedade, terá seu alvará de funcionamento suspenso por seis meses. Como ação extrema, o Procon tem poder de suspender o alvará do banco por tempo indeterminado.

A reportagem do Correio do Norte conversou nessa semana com os gerentes dos bancos que atuam em Canoinhas. Todos são unânimes em dizer que não receberam, até o momento, nenhum tipo de notificação da Prefeitura sobre a lei. No entanto, já estão se preparando e planejando ações para se adequarem a ela. Leia o que eles disseram:

 

Valdecir Antonio Verza ? Banco Bradesco

?As ações quanto a essa lei devem ser definidas pela direção nacional do banco. Nos próximos dias devemos ter uma posição concreta. Como ações imediatas, já temos em pleno funcionamento o Banco Postal, onde a pessoa pode fazer nas agências dos Correios os mesmos serviços que faz no Banco, como pagamentos de boletos bancários, contas de água, luz e telefone e até mesmo movimentar sua conta. Outra ação que deve entrar em prática é uma parceria com o comércio local. Dependemos de encontrar parceiros no comércio, como supermercados e farmácias onde nossos clientes possam efetuar serviços. Essas ações visam a diminuição das filas, dando comodidade a nossos clientes.?

 

Marcelo Schelbauer de Lima ? Banco Itaú

?Procurei a Prefeitura para conhecer a lei, tirei cópia e encaminhei para a assessoria jurídica do Banco, que deve se manifestar sobre a posição do Itaú quanto a lei, nos próximos dias?.

 

Heitor Ferreira Filho ? Besc

?Preciso ter essa lei em mãos para submetê-la ao departamento jurídico do Banco. Nós temos aqui um grande problema que são os dias dos pagamentos do INSS (todo dia 10), no entanto, acreditamos poder contornar a situação. Fizemos um estudo comparando o número de atendentes ao número de clientes estabelecendo uma média de 5 minutos de espera por cliente. Isso em dias de atendimento normal. Trabalhamos com 7 caixas e acredito que absorveremos essa lei sem problemas. Temos uma parceria com outros bancos para que eles recebem faturas que antes só eram pagáveis no Besc.?

Manoel Jacinto Bonatelli ? Banco do Brasil

?Vamos buscar a cópia da lei, encaminhar ao jurídico do Banco em Florianópolis. A decisão depende deles. As filas são momentos do expediente. No início do mês, especificamente. Por isso, não posso contratar mais pessoas, já que nos momentos em que não houver filas, não terei onde colocar esses funcionários. Quanto a bebedouro e banheiros, dispomos de ambos na agência. De qualquer forma, teremos que buscar meios de se adequar à lei quanto às filas.?

 

Noilor de Almeida ? HSBC Bamerindus

?Vamos esperar receber o decreto, para então nos adequarmos à lei. Embora a decisão tenha que vir da diretoria do Banco, a solução mais evidente seria o aumento de caixas de atendimento.?

 

Janice Rita Werka Vieira ? Caixa Econômica Federal

?Já trabalhamos com monitoramento de tempo de espera nas filas. Dispomos também de malotes de recepção de serviço, pagamento de contas e boletos em casas lotéricas. Mas muitos ainda preferem pagar no Banco. Um sistema que estamos estudando é o de filas virtuais. A pessoa agenda seu atendimento por telefone ou na própria agência. Esse sistema foi implantado com sucesso em agências de Joinville e São Bento do Sul?.