A evangelizadora da Congregação que criou o Colégio Sagrado Coração de Jesus será santificada em Roma

CANOINHAS - No dia 12 de outubro será canonizada a Beata Madre Maria Bernarda Bütler, criadora da ordem das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, a mesma que fundou o Colégio Sagrado Coração de Jesus, na década de 20, em Canoinhas.

A madre, que nasceu na Suíça, em 1848, percebeu sua vocação para a religião aos dezenove anos, quando ingressou no Mosteiro Maria Auxiliadora e consagrou sua vida ao serviço de Deus e da Humanidade. Em 1869, a convite do Bispo de Portoviejo, no Equador, partiu com suas colegas para evangelizar os povos da América Latina, ato que deu origem à congregação atribuída à Madre Maria Bernarda.

As religiosas trabalharam arduamente pelo Equador e posteriormente pela Bolívia, levando uma mensagem de fidelidade à Igreja, à oração, ao exercício das obras de misericórdia e ao combate à pobreza. Em maio de 1924, Madre Maria Bernarda faleceu, mas sua Congregação permanece até os dias de hoje, espalhada por países da América Latina, da África e da Europa, se dedicando às obras sociais que se tornaram lema dessas evangelizadoras.

A Madre, que foi beatificada em outubro de 1995, pelo Papa João Paulo II, será consagrada Santa, após comprovação de um novo milagre realizado por sua intercessão, no dia 12 de outubro, em Roma. Será chamada de Santa Maria Bernarda, a primeira santa suíça.