De acordo com IBGE, na região, somente Monte Castelo apresenta retração

 

Edinei Wassoaski
CANOINHAS
 
O Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na sexta-feira, 14, as estimativas das populações residentes nos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2009. Canoinhas apresentou aumento de 0,4% no número de habitantes (veja quadro ao lado). Três Barras apresentou crescimento maior, com 0,9%. Os demais municípios da região oscilaram entre estas porcentagens. Apenas Monte Castelo apresentou decréscimo populacional, irrelevante se considerarmos que em termos numéricos, nove habitantes foram excluídos do levantamento.
As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários, e o parâmetro usado pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
Segundo as estimativas, em 2009 o Brasil tem 191,5 milhões de habitantes espalhados pelas suas 27 unidades da federação e 5.565 municípios. São Paulo se destaca como a unidade da federação mais populosa, com 41,4 milhões de habitantes, seguida por Minas Gerais (20 milhões) e Rio de Janeiro (16 milhões). Nestas três unidades da federação da Região Sudeste concentram-se cerca de 40,4% da população brasileira.
Para chegar aos novos resultados populacionais, o IBGE empregou uma metodologia de conciliação censitária combinada com o Método das Componentes Demográficas. Em síntese, esses procedimentos demográficos são utilizados para avaliar e, se for o caso, corrigir, para efeito de projeções e estimativas, informações censitárias, tanto no que diz respeito ao volume como à composição da população por sexo e idade. Em 2010, o IBGE deve realizar o censo geral da população brasileira.