A preservação das nascentes e a falta de cumprimento das leis ambientais foram os pontos mais debatidos

CANOINHAS - Com o apoio da Secretaria Regional de Canoinhas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável promoveu na terça-feira, 20, no Auditório da Universidade do Contestado (UnC) ? Campus de Marcílio Dias, o 6.º Encontro Preparatório do Plano Estadual de Recursos Hídricos (Perh/SC).

Pela manhã, após a abertura oficial, a coordenadora técnica do Plano Estadual de Recursos Hídricos, Marta Kracik, abriu os trabalhos e o coordenador técnico do plano pela empresa Magna Engenharia, Rogério Dewes, apresentou o diagnóstico dos recursos hídricos da região.
Na seqüência dos trabalhos, a plenária discutiu estratégias e ações para preservação da água de acordo com a realidade e características da região, e foi feita a apresentação dos trabalhos no período da tarde. Em seguida, foram formados cinco grupos temáticos de discussão: Cidadania e Recursos Hídricos; Poluição dos Recursos Hídricos; Preservação e Recuperação dos Recursos Hídricos; Eventos Hidrológicos Críticos ? Secas e Enchentes; e Usos dos Recursos Hídricos.
  À tarde, foram iniciados os trabalhos dos cinco grupos temáticos e apresentação dos trabalhos dos grupos para a plenária. Às 17 horas foi feita uma avaliação dos trabalhos, encaminhamento e finalização.
De acordo com Marta, neste encontro a sociedade está tendo a oportunidade de não apenas conhecer a realidade da água e as demandas atuais e futuras, mas participar do planejamento dos cenários desejados para os próximos anos, ?contribuindo com propostas e sugestões?.

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS

 

-          A Bacia do rio Canoinhas abrange cinco municípios do Planalto Norte Catarinense: Canoinhas, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva e Três Barras. O rio Canoinhas nasce nas encostas da Serra do Espigão, no município de Monte Castelo, e deságua no rio Negro, dividindo os municípios de Três Barras e Canoinhas.

- O rio Canoinhas é o principal afluente do rio Negro e ambos fazem parte da bacia do rio Iguaçu, que pertence à vertente do interior. A bacia do rio Canoinhas tem uma área de 1.443 quilômetros quadrados e uma vazão mínima de 5,4 metros cúbicos por segundo, e é considerado o corpo receptor natural da cidade de Canoinhas.

 

VOCÊ SABIA

O Mapa das Cortes, um dos documentos mais antigos do Estado, datado de 1749, aponta o rio Canoinhas como Itupeba ou Canoa Mirim, um possível diferencial do rio Canoas, afluente do rio Uruguai. Itupeba é uma palavra tupi-guarani que significa cachoeira chata, uma pequena queda d?água, um salto.

PRINCIPAIS SUGESTÕES DA PLENÁRIA

-         Fortalecer a Educação Ambiental em todos os níveis;

-         Garantir recursos financeiros para a manutenção dos Comitês Gestores das regiões;

-         Assegurar recursos para ações de recuperação e manutenção de recursos hídricos;

-         Elaboração de diagnósticos para todas as sub-bacias;

-         Normatização efetiva na perfuração e utilização dos poços;

-         Estruturação efetiva da defesa civil e parceria com as demais instituições;

-         Identificar, georeferenciar e diagnosticar o estado de conservação das principais nascentes e fazer aplicar as leis vigentes;

-         Sociedade civil pressionar o legislativo, para que acolha uma compensação financeira aos pequenos agricultores que sofrem com restrições ambientais;

-         Implementar um projeto piloto por comitê com viabilização de recursos do Estado, para recuperação e manutenção da mata ciliar;

-         Incentivo do armazenamento da água de chuva de modo a aproveitá-la para usos não-potáveis em regiões urbanas;

-         Capacitação de técnicos nos municípios e no Estado para a manutenção, aproveitamento e universalização da informação monitorada;

-         Expansão do tratamento público da água ao meio rural;

-         Registro dos interessados em explorar as atividades que produzem impacto sobre os recursos hídricos superficiais e subterrâneos nos órgãos competentes.