A partir desta data motoristas que não pagarem estacionamento na zona azul serão multados

Edinei Wassoaski

CANOINHAS

 

A data em que Canoinhas completa 98 anos de emancipação político-administrativa, 12 de setembro, foi escolhida para o início da cobrança por estacionamento no centro da cidade. A informação foi dada esta semana pelo prefeito Leoberto Weinert (PMDB).

Antes desta data, no entanto, a Serttel, empresa do Pernambuco que venceu o processo licitatório para explorar o serviço, deve fazer simulações para acostumar os motoristas. A partir de 12 de setembro, porém, não haverá perdão para quem se esquecer de contratar o serviço. Vai pagar multa.

O custo pelo estacionamento dentro da chamada zona azul é de R$ 0,35 por meia hora e R$ 0,70 por hora. Vagas para deficientes físicos e idosos serão reservadas. Aproximadamente 1,4 mil vagas terão estacionamento cobrado na cidade.

A implementação do sistema compreende ainda horários e locais restritos para caminhões de carga e descarga, que hoje andam livremente pelo centro a qualquer hora do dia.

Weinert fez um desabafo. “Abrimos mão de praticamente tudo que a prefeitura poderia lucrar, só vamos ganhar em ISS”. Para chegar a este estágio a prefeitura teve de abrir três processos licitatórios, todos embargados pelo Tribunal de Contas, que via cobranças abusivas e apontava diversas irregularidades.

Weinert disse ainda que está programada para uma segunda etapa o aprimoramento da sinalização do trânsito.