Vinte e uma entidades não-governamentais trabalham nos quatro municípios da Comarca

CANOINHAS ? Criada há pouco mais de um ano, a Sociedade Assistencial Vale do Canoinhas (SAVC) começa a expor resultados do seu trabalho. Depois de exatamente um ano de pesquisas, o Conselho Deliberativo da entidade, por meio de sua conselheira, Juceres Wiese Roeder e equipe, divulga os primeiros resultados de uma pesquisa envolvendo as Organizações Não-Governamentais (ONGs) da região abrangida pela SAVC ? Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Major Vieira.

A pesquisa revela dados curiosos como o de que mais de 3 mil pessoas trabalham voluntariamente em 21 entidades espalhadas pelos quatro municípios. As ONGs também movimentam a economia. São 285 funcionários remunerados pelas entidades, o que embora seja um número expressivo, corresponde a apenas 8,3% do total de pessoas envolvidas com ONGs. A maioria, 38%, tem mais de 50 pessoas envolvidas no projeto.

Outro dado interessante é que mais da metade ? 61,11% - das entidades, trabalha na área de saúde. Mais da metade também ? 66,67% -, é o número de ONGs com sede própria. Mais de 80% são de propriedade privada. Apenas três, das 18 entidades que responderam ao questionário enviado pela SAVC, são de origem pública.

Juceres explica que o levantamento das entidades foi feito com base nos dados dos Conselhos Municipais de Assistência Social. Cinqüenta e quatro entidades estão cadastradas nos CMAS, mas apenas 21 se encaixavam nos critérios adotados pela SAVC.

O critério básico para essa distinção foi de que as entidades não fossem ligadas diretamente ao poder público.

A segunda etapa desse estudo compreende a contratação de uma pessoa responsável por trabalhar diretamente as fragilidades das ONGs. ?Sabemos o que elas atingiram e o que precisam, agora temos dados para ajudar?, conclui Juceres.

Ela cita o caso da Associação Canoinhense dos Deficientes (ACD), que solicitou ajuda da SAVC para montar um projeto que foi apresentado a prefeitura solicitando a contratação de um fisioterapeuta para trabalhar na entidade.

Esse é apenas um exemplo de como a SAVC pode ajudar as ONGs da região. Essa prerrogativa, para Juceres, se apresenta como um desafio já que a própria SAVC é uma ONG. ?Esse trabalho de ajuda às ONGs será a longo prazo. Buscaremos recursos na sociedade civil e fora da região?, explica.

 

ONGs DA REGIÃO

Bela Vista do Toldo:

APAE DE BELA VISTA DO TOLDO

 

Canoinhas (11)

-APAE DE CANOINHAS

-HOSPITAL SANTA CRUZ

-ARAD

-ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA LAR DE JESUS

-ACD

-ADOSAREC

-REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER

-ASSOCIAÇÃO JESUS DE NAZARÉ

-APOCA

-ÁTICA

-ASSEC

 

 

 

Major Vieira (5)

-APAE DE MAJOR VIEIRA

-HOSPITAL MUNICIPAL DE MAJOR VIEIRA

-ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA BUTANTÃ

-NÚCLEO DE APOIO AOS PACIENTES ONCOLÓGICOS

-ASSOCIAÇÃO DE TERCEIRA IDADE CONVIVER

 

 

 

 

Três Barras (4)

-APAE DE TRÊS BARRAS

-FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE TRÊS BARRAS

-CASA DA CRIANÇA SÃO JOÃO BATISTA

-CONSELHO COMUNITÁRIO SÃO CRISTÓVÃO