Vereador era professor da Universidade e diz ter sido demitido por pedir prestação de contas a direção
CANOINHAS ? Vereador Vagner Trautwein (PSDB) acusou a Universidade do Contestado (UnC) de perseguição na segunda-feira, 26, na tribuna da Câmara dos Vereadores. De acordo com Trautwein, que foi demitido do cargo de professor da UnC, sua demissão foi represália ao fato de ele ter requerido a prestação de contas da Universidade relativa aos anos de 2004 a 2006. O requerimento assinado por Trautwein em agosto de 2006 não foi respondido, apesar de insistentes ofícios enviados pelo então presidente da Câmara, Silmar Golanovski (PMDB), lembrando que o ofício de agosto permanecia sem resposta.
Em 30 de janeiro deste ano, o presidente da Câmara, Tarciso de Lima (sem partido) enviou um novo ofício lembrando o diretor-presidente da UnC, Hamilton Wendt, da falta de resposta ao ofício enviado por Golanovski. No mesmo dia, Trautwein diz ter sido demitido.
Poucos dias depois, a Câmara recebeu a prestação de contas com um demonstrativo analítico contábil. Toda a movimentação financeira da UnC em três anos se reduz a 13 páginas, o que deixou os vereadores mais desinformados que antes. A comparação com os demonstrativos anteriores a 2004, que eram enviados regularmente a Câmara é gritante. Os demonstrativos eram compostos de mais de 100 páginas por ano, discriminando toda a movimentação, inclusive com relatório de inadimplência por curso e cópias de notas fiscais, além de declarações assinadas por fornecedores.
DIVERGÊNCIAS
Wendt disse ontem que acredita que houve erro de interpretação por parte dos vereadores. ?Eles pediram demonstrativos contábeis, não balanço social, o que é bem diferente?, explica. No requerimento, os vereadores pedem ?balanço patrimonial? da UnC, ?com fluxo de caixa, considerando contas vencidas e a vencer?, o que seria mais complexo e abrangente que um balanço social que compreende ações desenvolvidas em favor da sociedade.
Sobre a demissão de Trautwein, Wendt diz que pesou, sobretudo, as atitudes do médico em relação ao curso de Optometria oferecido pela UnC. Como delegado do Conselho Regional de Medicina, Trautwein denunciou o curso ao Conselho, por estar entrando no mérito da Oftalmologia. ?Ele é remunerado pela UnC e trabalha contra o nosso patrimônio?, justifica Wendt.
Deixe seu comentário