A Prefeitura de Caçador, por intermédio da Sala do Empreendedor e do Sebrae/SC, realizou uma palestra no dia 4 de julho, no Plenário da Câmara Municipal de Caçador, destinada especialmente a produtores rurais e contadores que atendem produtores rurais. O evento abordou aspectos relacionados aos controles financeiros para produtores rurais, destacando a necessidade de se manter em dia com as obrigações fiscais.
A palestra foi realizada pela consultora Sebrae/SC e contadora, Marcia Gref Melo Cordeiro. O principal objetivo da palestra foi esclarecer quem está obrigado a declarar Imposto de Renda e como o fisco realiza o cruzamento de dados. Durante o evento, foi detalhado de maneira prática, em que situações a propriedade rural é ou não considerada atividade rural pela Receita Federal.
O gerente da Regional Meio Oeste do Sebrae, Aloísio Salomon, avaliou a importância do evento. “Esta palestra foi uma oportunidade para que os produtores rurais e demais interessados possam entender melhor as obrigações fiscais e evitar problemas futuros com a Receita Federal. O Sebrae está comprometido em oferecer suporte e orientação para que todos possam gerir seus negócios de forma eficiente e em conformidade com a legislação vigente. Queremos proporcionar informações práticas e relevantes que farão a diferença no dia a dia dos produtores rurais”.
Ainda a palestra forneceu orientações para a organização dos documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e para o preenchimento do Livro Caixa da Atividade Rural. A intenção foi garantir que os participantes compreendam e cumpram adequadamente suas obrigações fiscais, contribuindo para uma gestão mais eficaz e legalmente correta de suas atividades.
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