Participação do estado é viabilizada por um comitê formado pelo Sebrae/SC, Fecomércio-SC e as 15 Instâncias de Governança Regionais (IGRs)

O Salão Nacional do Turismo 2024, principal evento do setor no Brasil, iniciou nesta quinta-feira (8) e segue até o domingo (11), no Rio de Janeiro. O foco principal deste ano é o turismo de experiência, que reflete a cultura e a natureza dos diversos destinos brasileiros. Com a promoção do Ministério do Turismo (MTur), o evento deverá reunir mais de 100 mil pessoas, incluindo empresários, gestores, turistas, técnicos e profissionais do setor. A participação de Santa Catarina, com suas potencialidades turísticas, está confirmada e foi viabilizada por meio de um comitê formado pelo Sebrae/SC, Fecomércio-SC e as 15 Instâncias de Governança Regionais (IGRs).

O Salão do Turismo será dividido em seis módulos de atividades: núcleo de conhecimento, espaço institucional, eventos institucionais, espaço de negócios, missões promocionais e vitrine Brasil. Além disso, contará com espaços temáticos que exploram as Experiências do Brasil, o Turismo de Natureza, o Turismo de Base Comunitária, de Sol e Praia e o Turismo Cultural.

O QUE SANTA CATARINA TEM DE MELHOR

Representando Santa Catarina, o Sebrae/SC apresentará quatro experiências que refletem a hospitalidade e os encantos do destino. A primeira delas é o projeto Viva Monte Serrat, em Florianópolis, que oferece três roteiros turísticos guiados por moradores locais. Durante o Salão, quatro representantes da comunidade apresentarão o projeto aos interessados. Essa atração faz parte do Turismo de Base Comunitária catarinense e está inserida no Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/SC junto à Prefeitura da capital.

Além desse projeto, também estarão presentes outras atrações viabilizadas pelo Sebrae/SC, como a Rota do Enxaimel, vinculada ao Turismo Cultural; o Caminho do Louvor, voltado ao Turismo Religioso; os Encantos do Planalto Norte, que incluem ecoturismo, turismo de aventura e rotas de cicloturismo; e a Georrota Cânions do Sul, a rota da Baleia Franca, além de produtos como a cachaça catarinense.

PRESS TRIP INTEGRA A PROGRAMAÇÃO

Complementando a programação do Salão do Turismo no Rio, Santa Catarina receberá cinco jornalistas chilenos e argentinos para uma press trip por alguns destinos do estado. Eles visitarão o roteiro de Turismo Rural em Ratones, a rota da Baleia Franca e o Turismo de Base Comunitária no Monte Serrat, com o objetivo de mostrar os encantos para além do sol e mar.

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

Um espaço dedicado aos negócios, com a presença das principais operadoras de turismo do mundo, proporcionará a apresentação dos produtos turísticos brasileiros aos grandes players do mercado. Pelo Sebrae/SC, dois projetos foram selecionados para estarem no espaço: a rota da Baleia Franca e a Georrota Cânions do Sul.

De acordo com Aline Miranda, gestora dos projetos de turismo do Sebrae/SC, “A participação no Salão Nacional do Turismo 2024 é uma oportunidade ímpar para destacar a riqueza e a diversidade do turismo em Santa Catarina. Estamos entusiasmados em mostrar ao público nacional e internacional os projetos que representam o melhor do nosso estado, desde a cultura local até as belezas naturais. O Sebrae/SC está comprometido em apoiar e promover o desenvolvimento sustentável do turismo, contribuindo para o crescimento econômico e a valorização da nossa cultura”.

O evento visa estruturar, qualificar e criar produtos e serviços turísticos brasileiros mais acessíveis ao mercado, além de apoiar a implementação da política pública do setor, auxiliando na melhoria do posicionamento nos mercados nacional e internacional e garantindo um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Tags

  • Cultura Empreendedora