Antes e depois: saiba como o Programa ALI Rural transformou a NK Jardim Perfeito 

Naska Antunes Scussel, de 34 anos, é um exemplo de superação. Após perder o emprego durante a pandemia de Covid-19, decidiu transformar um momento desafiador em uma nova oportunidade. Sem muita experiência, mas com muita determinação, fundou a Helena Arte em Concreto (que posteriormente se tornou a NK Jardim Perfeito), em Seara. A empresa, que oferece uma variedade de produtos como vasos e artigos em concreto, suculentas, cursos online e presenciais, é um reflexo da paixão de Naska por jardinagem e do desejo de compartilhar seus conhecimentos.

A NK Jardim Perfeito, situada no sítio da empreendedora, é um verdadeiro ateliê a céu aberto. Com um espaço dedicado à exposição de peças únicas, suculentas e um ambiente inspirador para fotos, a NK encanta os visitantes. Naska explica que começou com vasos simples e hoje surpreende com peças em formatos de animais, decorações, estátuas e muito mais. “A pintura artesanal com tinta própria é a marca registrada da NK, com cores vibrantes e detalhes que tornam cada peça única”, destaca.

A jornada de Naska como empreendedora não foi fácil. A falta de apoio inicial pela família e as dificuldades do mercado a fizeram perceber a importância da capacitação. “Conforme fui me estabelecendo, novas barreiras foram surgindo e entendi que precisava de mais conhecimento”, afirma Naska. Essa busca por conhecimento foi fundamental para o sucesso da NK Jardim Perfeito.

DESENVOLVIMENTO     

Após enfrentar diversas dificuldades, a NK Jardim Perfeito encontrou no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) Rural, do Sebrae/SC, a oportunidade de se transformar. “Estava estagnada e não percebia que minha empresa precisava evoluir. O Programa proporcionou uma nova visão para o futuro do negócio, me ajudando a superar desafios e alcançar resultados concretos. Com as ferramentas e o apoio do ALI Daniel José Klein, a NK ampliou sua presença digital, conquistando mais de 12 mil seguidores no Instagram. Além disso, passou a oferecer cursos online e atender grandes clientes, consolidando a minha marca no mercado”, comemora.

A mudança do nome da empresa foi algo importante, de Helena Arte em Concreto para NK Jardim Perfeito. “O programa ALI, fez com que pudesse olhar para minha empresa como um todo, identificar oportunidades, e com base nisso construir um plano de ação, para alcançar meu objetivo. O acompanhamento é um ponto importante para reduzir a nossa própria caixinha de limitações e avançar, fazer progresso em nossas ações, e hoje já posso colher os resultados. Nos oito meses de duração do programa, desenvolvemos diversas ações como a mudança da marca e identidade visual, fortalecimento na produção de conteúdo para as redes sociais, criação de novos produtos, organização do layout, entre outras ações”, reforça.

A participação no Programa Sebrae Delas do Sebrae foi um marco na trajetória de Naska. “A experiência foi transformadora e proporcionou a oportunidade de me conectar com outras empreendedoras”, afirma. A história de sucesso da NK Jardim Perfeito inspirou muitas mulheres a seguirem seus sonhos, o que enche a empreendedora de orgulho.

“O Programa ALI foi fundamental para mostrar que meu potencial era ilimitado. A confiança em mim mesma e a autonomia adquirida foram essenciais para que eu pudesse inovar constantemente e alcançar meus objetivos. Hoje, estou focada em novos cursos para impulsionar minhas vendas e fortalecer minha marca. Desejo que a empresa seja um sucesso, um lugar onde as pessoas queiram aprender e vivenciar a experiência de criar seus próprios produtos. A estabilidade financeira e a realização pessoal são meus maiores objetivos. Empreender não é fácil, mas com dedicação, planejamento e apoio certo, sei que posso construir um negócio sólido e próspero. Agradeço ao ALI por ter sido esse apoio e por ter me mostrado o caminho para o sucesso”.

OPORTUNIDADE

Neste mês de agosto inicia mais um ciclo do ALI Rural, no qual serão atendidos mais 60 empreendedores da região oeste. Fortalecer os negócios rurais por meio de um acompanhamento personalizado é um dos objetivos trabalhados, contribuindo para a inovação e o desenvolvimento dos empresários rurais. Os interessados podem procurar o Sebrae/SC para fazer a inscrição pelo telefone (49) 3330-2800.  Vagas disponíveis nas seguintes cidades Seara, Arvoredo, Paial, Chapecó, Guatambú, lajeado grande, Quilombo, Coronel Martins e Galvão, Chapecó, Nova Erechim e Nova Itaberaba.

A gestora regional do ALI, Marieli Aline Musskopf, evidenciou que o programa representa uma ótima oportunidade para levar a inovação aos empreendedores rurais e impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor. “Através da otimização de processos, aumentamos a competitividade e proporcionamos que esses empreendedores rurais se mantenham na vanguarda da produção e inovação”.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Tags

  • Cultura Empreendedora