“O empresário precisa ser completo,” declarou Dieison Luiz Facim na apresentação do Núcleo de MEI. O empreendedor faz parte da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) e foi convidado para inspirar o novo Núcleo de MEI com a sua trajetória empresarial. A iniciativa ocorreu no auditório do Pollen Parque, na última quinta-feira (19).

Facim conheceu o fracasso quando tentou a primeira empresa, que seria de cursos on-line. A persistência o levou a ter uma ideia assistindo televisão, o empreendedor visualizou uma caneca e decidiu iniciar um novo projeto: a personalização de produtos. Sem investimento, abriu uma página em uma rede social, estudou e logo chegaram os primeiros pedidos.

“Uma questão que sempre me perguntam é como eu fiz para chegar a um nível maior. Quando comecei, na época do MEI, muitas perguntas não tinham respostas claras, porque eu não sabia como fazer gestão do meu negócio. E uma empresa que não tem uma administração completa não vai para frente. Não adianta você fazer só gestão financeira ou de logística, ou ainda de atendimento. O empresário precisa ser completo, deve pensar em tudo. Pode delegar, mas tem que estar de olho”, frisou o empreendedor.

EVOLUÇÃO

Atualmente, a empresa conta com 14 linhas de produtos. Facim atribui o sucesso ao programa MEI UP, que ajudou a implementar mudanças importantes na gestão e na operação do negócio. A filiação à ACIC também foi um passo importante para sua evolução como empresário.

“Com o projeto do MEI UP, evoluímos. Implementamos sistemas de modernização da empresa: processos, qualidade, embalagem, contato com o cliente, pós-venda. Tudo isso gerou dúvidas, mas também melhoramos a cada etapa. Hoje eu sei que, enquanto estou aqui, minha empresa está funcionando, sem problemas, porque aprendi a fazer a gestão”, evidenciou Facim.

NÚCLEO DE MEI

A diretora dos núcleos empresariais, Cleunice Zanella, destacou o papel da entidade em apoiar o crescimento dos MEIs, oferecendo suporte e incentivando o desenvolvimento das empresas para que contribuam ainda mais com a economia local.

“Sabemos que é nas pequenas empresas que nascem as futuras grandes corporações e onde também se gera a maioria dos empregos. O que queremos é fomentar isso, oferecendo mais conhecimento e capacitação para que esses MEIs se estruturem melhor”, salientou o presidente da ACIC, Helon Rebelatto. O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, acompanhou a apresentação do Núcleo de MEI e indicou para os participantes a nova turma do MEI UP, programa de aceleração dedicado exclusivamente a pequenas empresas no Brasil.

As nucleações já estão em andamento, e a primeira reunião oficial do núcleo está marcada para a segunda quinzena de outubro quando será definido o planejamento estratégico, abordando as principais ações e metas para o restante deste ano e para o próximo. Para mais informações, os interessados podem contatar a coordenadora de núcleos empresariais Kemoli Carine Ogliari ou procurar a ACIC no (49) 33212800.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Tags

  • Cultura Empreendedora