Capacitar, planejar e administrar em um período concentrado. Esses são alguns dos objetivos do Negócio Certo Rural, desenvolvido pela Administração Municipal de Galvão e pelo Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, com o apoio da Sala do Empreendedor e cooperativas de crédito do município. Os 9 participantes da última turma adquiriram ferramentas essenciais para gerenciar seus negócios de forma eficiente.
A gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste de Santa Catarina, Gabriela da Costa Heming, explica como o Negócio Certo Rural auxilia os empreendedores. “Composto por cinco módulos, o curso oferece ferramentas essenciais para que produtores rurais otimizem seus negócios existentes ou iniciem novos empreendimentos. Os participantes aprendem a analisar a viabilidade de suas ideias, elaborar planos de negócios e desenvolver as habilidades necessárias para alcançar o sucesso no campo”, destacou.
O Negócio Certo Rural é ministrado por um facilitador e está dividido em cinco encontros de 8 horas cada, com aproximadamente uma semana de intervalo entre um encontro e outro. O conteúdo abordado engloba conceitos, dicas, exemplos e atividades práticas, para que o produtor rural possa relacionar o que está estudando com a prática do seu dia a dia profissional, melhorando a gestão do seu negócio e da sua propriedade como um todo, além disso, a solução contempla duas horas de consultoria em sala de aula e quatro horas na propriedade rural, onde aplicam o conteúdo visto em sala e tem orientação in loco do consultor especialista.
DESENVOLVIMENTO
O agrônomo e produtor rural Anderson Lucas Giacomin agradeceu pela oportunidade de participar do Negócio Certo Rural. “O curso foi fundamental para nos ajudar a enxergar o potencial de nossos negócios rurais. Muitas vezes, temos ideias, mas falta a estrutura e o conhecimento para transformá-las em realidade. O facilitador nos mostrou como realizar um diagnóstico completo da propriedade, analisar a viabilidade econômica de diferentes projetos e elaborar planos de negócios eficazes. Essa troca de experiências com um profissional capacitado foi inspiradora e nos motivou a explorar novas possibilidades”, salientou.
Para Anderson, a análise de viabilidade econômica foi um dos pontos que mais o auxiliou em sua propriedade. “O facilitador nos ensinou a utilizar ferramentas simples, como planilhas e tabelas, para calcular custos e fazer projeções de receitas. Essa prática nos permite tomar decisões mais assertivas e evitar riscos desnecessários. Acredito que essa iniciativa é essencial para os jovens que desejam permanecer no campo. Ao aprendermos a gerenciar nossos negócios de forma profissional, podemos conciliar a paixão pela agricultura com a busca por resultados financeiros satisfatórios. Recomendo fortemente outros produtores rurais, pois ele oferece as ferramentas necessárias para impulsionar o desenvolvimento de nossos negócios”, enfatizou.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Deixe seu comentário