A iniciativa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) alcançou nove escolas municipais de Xaxim neste ano, promovendo o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo entre os alunos. A iniciativa, realizada pela parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pelo Sebrae/SC – no eixo de educação empreendedora do Programa Cidade Empreendedora –, trabalhou uma temática diferente com cada série, no total foram envolvidos 1.400 alunos.
Para encerrar as atividades desenvolvidas, estão ocorrendo nos meses de novembro e dezembro, as Feiras do JEPP com a participação de alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. As escolas participantes são: Escola de Educação Básica Prof. Custódio de Campos, Escola de Educação Básica Prof. Neusa Neli Massolini, Escola Básica Municipal Dr. Ari Moacir Lunardi, Escola Básica Municipal Santa Terezinha, Escola de Educação Básica Gomes Carneiro, Escola de Ensino Fundamental Diadema, Escola Municipal Dirce Dall’ Agnol, Escola Básica Municipal Dom Bosco e Escola Básica Municipal Cecília Meireles.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl, as Feiras do JEPP são momentos de celebração do aprendizado empreendedor. Nesses eventos, diretores, professores, alunos, pais e amigos têm a oportunidade de conhecer os produtos criados ao longo do ano e vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos. Esse momento também promove um forte senso de comunidade e motiva os alunos a organizarem e comercializarem seus produtos. “As feiras estão sendo muito positivas, pois o envolvimento de toda a comunidade escolar demonstra o quanto se aprende com o JEPP, não somente para o currículo, mas também para o desenvolvimento como cidadão na sociedade”, avalia.
Para o prefeito de Xaxim, Chico Folle, o trabalho desenvolvido durante o ano com os estudantes é um grande investimento para o futuro da cidade. “É com muita satisfação que vemos o Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae/SC, fortalecer a educação em Xaxim. Somos incentivadores de programas como este, que promovem o ensino do empreendedorismo de forma sustentável, incentivando os alunos a calcular custos, planejar e desenvolver projetos inovadores. E é muito gratificante ver nove escolas participando, cada uma organizando sua feira para apresentar os resultados à comunidade. Esse é um trabalho que reforça nossos valores e prepara nossas crianças e jovens para um futuro promissor, com consciência empreendedora e responsabilidade social”, afirma.
O JEPP incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores. “Pela proposta os alunos são incentivados a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e novas oportunidades, além do espírito de coletividade e também para avaliar as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal quanto no mercado de trabalho”, salienta Trennepohl.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Deixe seu comentário