Através da parceria entre a Prefeitura de Cordilheira Alta e o Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, foi criado em 2022, o Projeto Artesania Cordilheira – Feito com Amor, tendo como objetivo evidenciar e valorizar a identidade cultural do município. Para fortalecer a economia local, foi apresentado nesta semana a 2ª coleção de produtos, denominada Simplesmente Cordilheira, evocada em três temáticas que refletem a essência do município: a linha Trigo, Sabores à Mesa e Nossas Lindas Bailarinas.

A parceria com o Sebrae/SC atendeu um grupo de 20 artesãs, que receberam capacitações e estão comercializando seus produtos, gerando renda e fortalecendo a economia local. “O projeto lançou sua segunda coleção, demonstrando o crescimento e o sucesso da iniciativa. As artesãs, são reconhecidas como empreendedoras, estão entusiasmadas com os resultados e as novas oportunidades que o projeto oferece. Elas são a demonstração de que com capacitação e apoio é possível transformar vidas e fortalecer a economia local”, comentou a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste Gabriela da Costa Heming.

O prefeito Clodoaldo Briancini exaltou a importância da parceria com o Sebrae/SC para o desenvolvimento do município. “Foi fundamental essa colaboração para o crescimento de diversas áreas, incluindo o turismo e o artesanato. O Sebrae/SC ofereceu capacitação e orientação para os gestores públicos, contribuindo para a implementação de políticas públicas mais eficientes. Um exemplo do sucesso desse trabalho em conjunto é o projeto de artesanato, que tem capacitado artesãos locais e gerado renda para a comunidade. A entrega de uma nova coleção de produtos demonstra o crescimento e a profissionalização do setor”, salientou.

Com uma rica história cultural, Cordilheira Alta tem investido em diversos projetos para valorizar seu patrimônio e atrair visitantes, salientou a secretaria de cultura, esporte e turismo Sônia Cristina Briancini. “Destacamos o trabalho desenvolvido com os artesãos, em parceria com o Sebrae/SC, lançando essa segunda coleção de produtos, o que demonstra o sucesso do projeto e o potencial empreendedor das mulheres envolvidas. O Sebrae/SC foi um divisor de águas em várias esferas, principalmente na cultura e turismo”, ressaltou.

SIMPLESMENTE CORDILHEIRA

linha Trigo, apresenta um dos alimentos mais antigos da história e presente em quase todas mesas. Seu significado perpassa sua relevância culinária, sendo um dos símbolos mais conhecidos e representativos por Cristãos. Em Cordilheira Alta, o cereal foi um dos grandes protagonistas no desenvolvimento econômico e social do municipio, onde através do Moinho São Domingos produzia a farinha a partir da matéria-prima produzida pelos colonos da região. Significado de abundância e riqueza, transformou a vida de muitas familias.

A linha Sabores à Mesa faz uma importante referência à Gastronomia, especialmente a italiana. Herança de colonizadores que partiram do Rio Grande do Sul em busca de melhores condições de trabalho e terras férteis, a culinária italiana é muito mais do que a comida, é uma forma de celebrar a vida, a família e a cultura. O queijo, o vinho, o salame, a polenta, a macarronada entre outros ícones reforçam a identidade de nossa nossa gente, que reborda sentimentos de partilha e de celebração em torno da mesa.

A coleção Nossas Lindas Bailarinas representa a cultura de Cordilheira Alta, já conhecida no oeste de Santa Catarina por seu forte potencial artístico-cultural. Neste sentido, os cheiros, a delicadeza das bailarinas foi desenvolvida em objetos cheios de significados, destacando a relevância da arte no município. Foram confeccionados presilhas de cabelo, xícaras personalizadas, almofadas, bonecas, aromatizadores de ambiente, mochilas e muito mais.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Tags

  • Cultura Empreendedora