A casa de Fritz Plaumann, no Distrito de Nova Teutônia em Seara, foi reinaugurada no último sábado (23) com grande sucesso. Mais de 100 pessoas, entre moradores, visitantes e autoridades prestigiaram o evento que contou com apresentações artísticas e um tradicional café colonial. O projeto, resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura, comunidade e o Sebrae/SC, através do eixo de turismo do Programa Cidade Empreendedora tem o objetivo de promover o turismo de visitação e gerar renda para a região.

A iniciativa teve início com a construção de um plano de turismo elaborado em parceria com representantes da comunidade. Em seguida, o município foi inserido no Mapa Nacional de Turismo e um trabalho de revitalização do Museu Entomológico Fritz Plaumann foi instituido. O objetivo é transformar o espaço em um dos principais atrativos da região. “Além do museu, a rota turística inclui diversas propriedades rurais que oferecem experiências diferenciadas aos visitantes, como degustação de mel, produtos orgânicos e visita a um horto de ervas medicinais. A ideia é criar um circuito turístico que valorize a cultura local e a produção de alimentos”, destacou a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste de Santa Catarina, Gabriela da Costa Heming.

De acordo com o prefeito Kiko Canale, a reinauguração da casa de Fritz Plaumann, local onde viveu o renomado entomologista, marca um novo momento para o turismo em Seara. A casa, que foi totalmente restaurada, se tornou um importante ponto de referência para a rota turística. “Acreditamos que o turismo tem o potencial de transformar a nossa comunidade e gerar oportunidades para todos. Estamos muito felizes em entregar esta obra, que com o apoio do Sebrae/SC está gerando resultados”, comemorou.

A bióloga do museu e membro da Associação Plaumanni de Nova Teutônia Angela Maria Cenzi, salientou a importância da parceria com o Sebrae/SC. “A entidade ofereceu consultorias para a equipe do museu, auxiliando na criação de um folder informativo e na melhoria do atendimento ao público e desenvolvimento de produtos turísticos. Essas capacitações nos ajudaram a perceber o grande potencial turístico de Nova Teutônia, não só o museu, mas também outras localidades”, enfatizou.

MUSEU ENTOMOLÓGICO FRITZ PLAUMANN

O Museu Entomológico Fritz Plaumann abriga uma coleção de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes de insetos e recebe em média 5 a 6 mil visitantes por ano, oriundos de todo o Brasil e de outros países. O ano de 2023 foi o segundo mais visitado desde a inauguração do museu em 1988.

“Com a revitalização e a nova estratégia de marketing, espera-se que o número de visitantes continue crescendo, impulsionando o turismo na região e gerando renda para a comunidade”, declarou Angela.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Tags

  • Cultura Empreendedora