O projeto, de autoria do deputado Mário Motta (PSD), foi aprovado por unanimidade na reunião

Assegurar a fisioterapia de reabilitação para mulheres mastectomizadas no tratamento das unidades da rede pública de saúde é o principal ponto do PL 365/2024, relatado pelo deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) na manhã desta quarta-feira (11), na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

O projeto, de autoria do deputado Mário Motta (PSD), foi aprovado por unanimidade na reunião. Segundo Lunelli, a relevância da matéria é inquestionável. “O enfrentamento do câncer de mama pelas mulheres é um momento muito dolorido e de sofrimento. Elas precisam desse auxílio”, aponta.

A proposta altera a Lei nº 17.928, de 2020, que institui a Política de Proteção aos Direitos da Pessoa com Câncer em Santa Catarina para assegurar a fisioterapia de reabilitação para mulheres mastectomizadas no âmbito do Estado de Santa Catarina.

O deputado Mário Motta justifica que a cirurgia de mastectomia é um procedimento altamente invasivo e que afeta diretamente a autoestima da mulher, e o pós-operatório é marcado pela limitação de movimentos nos braços e o encurtamento da musculatura. A proposição segue agora para a análise da Comissão de Saúde.