“Minha memória sempre volta para momentos da infância, quando eu pintava quadros e brincava com retalhos de costuras das minhas tias”, relembra a artista e empreendedora de Pinhalzinho Alessandra Vacari. Aos 14 anos teve contato com a pintura em tela e tecido, aperfeiçoando-se ao longo dos anos e, explorando também, a técnica em paredes, buscando soluções criativas para criar relevos em objetos.
O reencontro com a arte surgiu pouco antes da Pandemia de Covid-19 em 2019, através do aprendizado da aquarela com uma artista plástica. O isolamento social impulsionou a prática e, em conjunto com anos de yoga e contato com círculos de mulheres, surgiu a ideia de criar algo voltado para o público feminino. “Assim nasceu a Arte de Sananda, com produtos personalizados de acordo com as preferências e a história de cada cliente. Eu recebo uma encomenda, questiono sobre cores, formas, hobbies, para entender um pouco do cliente, e personalizar a tela ou peça específica”, explica. O sucesso do trabalho foi notável com vendas para diversas capitais como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Paralelamente, a artista desenvolveu bancos de meditação e continuou a explorar a aquarela.
O convite para integrar um grupo de artesanato turístico em Pinhalzinho representou um novo desafio para a empreendedora desenvolver um produto: representativo da região. A solução encontrada foi a pintura em taças, vidros e porcelanas. O lançamento do projeto em parceria com a Administração Municipal e o Sebrae/SC foi um sucesso, impulsionando ainda mais as vendas e a exposição de seus trabalhos em aquarela e pintura em tecido.
“O Sebrae/SC tem desempenhado um papel fundamental na minha trajetória, instigando o trabalho fora do padrão, a busca de novidades e tem me proporcionado destaque no mercado. “As capacitações em produto, marketing e precificação impulsionaram o posicionamento da empresa no mercado, resultando em aumento de faturamento e crescimento das vendas. Como a loja opera online, a compreensão do público-alvo e o desenvolvimento de estratégias de posicionamento tornaram-se essenciais para o nosso sucesso”, reconhece.
Para o futuro, os planos da empreendedora incluem a criação de um espaço para venda de produtos e a oferta de oficinas, principalmente de pintura em taças, vidros e aquarela. “Eu acredito muito na arte como terapia na vida das pessoas. Ela externa o nosso sentimento interior”, finaliza a artista.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Deixe seu comentário