Mais de 40 membros da Associação de Fraternidade Ecumênica (ASFREC) participaram, nessa segunda-feira (10), da primeira reunião do Programa de Inclusão Socioprodutiva de 2024, em Chapecó. A iniciativa, promovida pelo Sebrae/SC com o apoio do Rotary Club e da Cresol, ocorreu na sede da associação no bairro líder. Essa parceria foi estabelecida em 2025, após uma apresentação que detalhou as necessidades do grupo e propôs um planejamento estratégico durante o ano.

“Entre as iniciativas já implementadas, destaca-se um grupo de panificação, liderado por uma professora do Rotary Club que capacita os participantes. O Sebrae/SC, por sua vez, está empenhado em aprimorar a qualidade dos produtos e os canais de venda, com o objetivo de aumentar a renda dos empreendedores, tanto individualmente quanto coletivamente”, enfatizou Thiago Dalla Rosa, gestor do programa na região oeste.

PROJETO DE VIDA

Areunião contou com a palestra “Projeto de Vida”, ministrada pela consultora credenciada ao Sebrae/SC Rose Lazaroto. “Objetivos pessoais são uma construção que conectam o presente ao futuro desejado, representando como se planeja viver de maneira consciente e intencional. Por meio do autoconhecimento, conectei os participantes para traçar as ações e decisões necessárias para alcançar suas metas e realizar seus objetivos. Assim, o projeto de vida se torna um processo contínuo de planejamento e realização, no qual é moldado pelas intenções e ações direcionadas a um futuro esperado”, explicou Rose.

DESENVOLVIMENTO

O Programa Inclusão Socioprodutiva também abrange na ASFREC atividades voltadas a 100 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com ênfase em empreendedorismo e planejamento de vida. “A proposta proporciona orientações sobre gestão financeira e preparação para o primeiro emprego, e contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais. O empreendedorismo feminino também é uma prioridade no programa, com ações específicas para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa busca aumentar a autoestima e a autonomia dessas mulheres, viabilizando que elas se tornem protagonistas de suas próprias histórias”, enfatizou Dalla Rosa.

De acordo com a presidente da ASFREC, Silmara Gonçalves, a aproximação entre as instituições proporciona resultados significativos para a comunidade, com destaque para palestras voltadas aos participantes, proporcionadas pelo Sebrae/SC. “Quando algo traz resultados positivos é essencial continuar e expandir essa colaboração. Nosso objetivo é atender melhor as comunidades, especialmente, incentivando as famílias a buscarem uma vida melhor. Acreditamos que o desenvolvimento deve ser integral, envolvendo tanto adultos quanto crianças”, declarou.

ASFREC

A ASFREC é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, que desde 2006 contribui para a redução dos índices de vulnerabilidade social, proporcionando às crianças e adolescentes de Chapecó atividades esportivas, sociais e de orientação básica, como inclusão digital e cultura. Promove o acolhimento social comunitário, amparando famílias em vulnerabilidade econômica com alimentos, roupas, móveis e outros itens. Atualmente atende mais 200 famílias assistidas com amparo social.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Tags

  • Cultura Empreendedora