Seis municípios aderiram ao programa do Sebrae/SC durante o Itaipu Rural Show

Bom Jesus, Caibi, Cunha Porã, Nova Erechim, Pinhalzinho e Saudades foram os municípios que assinaram o termo de adesão do ciclo 2025/2026 do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, nessa quinta-feira (20), durante o 26º Itaipu Rural Show. A iniciativa busca auxiliar no desenvolvimento do território, fortalecer os pequenos negócios, fomentar a diversidade de atividades econômicas e criar um ambiente favorável para o empreendedorismo local. Este novo ciclo traz uma renovação de 68% no portfólio de soluções, com novos eixos e ferramentas, com destaque para a inovação e educação.

“Os municípios que aderem ao Programa Cidade Empreendedora passam por uma transformação significativa tanto no fortalecimento econômico quanto na celeridade dos processos administrativos municipais”, observou o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC e vice-presidente de finanças da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Antônio Marcos Pagani de Souza. O dirigente reforçou que a decisão dos municípios é louvável, principalmente, em disponibilizar suporte para que os pequenos negócios possam crescer e se tornarem mais competitivos.

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a visita dos prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais no estande da entidade no show tecnológico proporcionou uma troca de experiências com compartilhamento de boas práticas dos municípios que renovaram essa parceria por mais um ciclo. “Foi uma oportunidade singular, na qual as lideranças municipais conheceram as soluções disponibilizadas pela entidade para fortalecer o território. Importante esclarecer que as iniciativas dependem do nível de maturidade em que cada município se encontra para serem executadas, mas podem servir de inspiração para avanços”, enfatizou.

IMPACTOS POSITIVOS

“O Programa Cidade Empreendedora fez a diferença na trajetória de Pinhalzinho”, destacou o prefeito Alessandro Beltrame ao renovar a parceria com o Sebrae/SC para mais um ciclo. Segundo o gestor municipal, o empreendedorismo aliado ao associativismo, ao cooperativismo e as iniciativas de fomento ao desenvolvimento impulsionaram o município. “O Sebrae/SC colaborou com diversas demandas técnicas, auxiliando a administração em questões específicas, que contribuíram para incremento das compras públicas, simplificação de processos e atendimento aos empresários”, analisou ao lembrar também da premiação nacional recebida a partir das inovações implementadas com apoio da entidade.

Atualmente, Pinhalzinho tem aproximadamente quatro mil CNPJs, o que representa um CNPJ para cada seis habitantes. “O Sebrae/SC, por meio de seus programas, nos dá respaldo para que as coisas aconteçam”, argumentou Beltrame ao incentivar outros municípios a aderirem a essa parceria para impulsionar seu crescimento. Para o ciclo 2025/2026, a Administração Municipal de Pinhalzinho quer priorizar a área tecnológica. Beltrame explicou que já foi criada a lei municipal de tecnologia e inovação e o próximo passo é buscar formas de incentivo para disponibilizar às empresas. “Essa medida abrirá muitas portas para que possamos lançar novos produtos, aprimorar a qualidade dos itens e elevar o nível de produtividade das empresas”, antecipou.

O secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Cunha Porã, Ariel José Henn, relatou que o município aderiu ao Programa Cidade Empreendedora no ciclo 2023/2024 e observou resultados expressivos a exemplo de dobrar o valor do movimento econômico. “Implantamos a Sala do Empreendedor, o que proporcionou mais de mil atendimentos, cinco treinamentos, dez consultorias individuais aos empresários, tudo gratuito. Criamos a primeira Feira de Empreendedorismo e Negócios e o Prospera MEIs, realizamos a Caravana do Emprego, o Power Up e a Geração Empreendedora nas escolas, além de desburocratizar o sistema municipal, com redução do tempo que levava três dias para ser realizado instantaneamente”, elencou o secretário.

Para o novo ciclo, Henn antecipou que a intenção é investir nas áreas de tecnologia e inovação. “Já temos um projeto pronto de incubadora de startups e espaço co-working, que pretendemos levar as demandas de grandes negócios do setor do agronegócio, indústria ou comércio para que identifiquem estratégias. Agora, buscamos recursos para implementar porque o projeto está pronto para ser lançado dentro do novo Distrito Industrial, que conta com 24 lotes”, explicou.

EIXOS BÁSICOS E PREMIUM

O portfólio contempla 84 soluções divididas entre 7 eixos básicos e 3 premium. Nos eixos básicos estão a Gestão e Políticas Públicas, Lideranças Locais e Governança, Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Públicas e Acesso ao Crédito, Empreendedorismo na Escola e Inclusão Socioprodutiva. Os eixos premium, comtemplam a Identidade, Vocações e Mercado, Inovação e Resiliência Climática e Sustentabilidade.

Um dos principais diferenciais do ciclo 2025/2026 é a política de investimento voltada aos municípios com menor IDH, uma medida que busca atrair maior adesão dessas localidades e promover um ambiente mais favorável aos empreendedores locais. O Programa também foi reestruturado com trilhas de atuação personalizadas de acordo com o perfil e a maturidade de cada município.

O Sebrae/SC fará o acompanhamento contínuo dos indicadores de desempenho por eixo trabalhado, o que permitirá uma avaliação clara do progresso de cada cidade ao longo da implementação do programa. Com soluções mais assertivas, o monitoramento detalhado deve garantir que cada cidade atinja seu potencial máximo.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Tags

  • Cultura Empreendedora