O Sicoob Credicanoinhas comemora 39 anos de início de atividades no próximo dia 29 de julho. Fundada em 22 de novembro de 1984 por 28 sócios, a cooperativa iniciou as atividades em 29 de julho de 1985 e hoje possui 75.811 cooperados e 420 funcionários, distribuídos por 38 agências em municípios de Santa Catarina e do Paraná.
“Estamos muito orgulhosos da trajetória percorrida até aqui, que contou com o esforço de dirigentes e funcionários para criar um modelo diferente de instituição financeira, onde o cooperado é muito mais do que um cliente, é o dono da cooperativa, e isto faz toda a diferença, porque o objetivo é oferecer produtos e serviços financeiros com muita qualidade por menores custos e com maiores benefícios aos associados”, destacou o presidente do Sicoob Credicanoinhas, Francisco Greselle.
Com ativos em torno de R$ 3,8 bilhões, a cooperativa segue expandindo suas atividades e tem a previsão de abrir mais duas agências até o final de 2024, nos municípios paranaenses de Guarapuava e Araucária.
Atualmente, o Sicoob Credicanoinhas possui agências em Santa Catarina nos municípios de Canoinhas (4), Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Porto União (3), Três Barras (2), Araquari (3), Itapoá, Balneário Barra do Sul e Garuva.
No Paraná, nos municípios de São Mateus do Sul (2), União da Vitória, Cruz Machado, São João do Triunfo, Paulo Frontin, Mallet, Antônio Olinto, Castro, Contenda, Paula Freitas, Palmeira, Rio Azul, Matinhos, Paranaguá, Irati, Lapa, Pontal do Paraná, Porto Amazonas, Morretes e Ponta Grossa.
História
A Cooperativa de Crédito Rural do Vale de Canoinhas (Sicoob Credicanoinhas) foi fundada em Canoinhas (SC), no dia 22 de novembro de 1984, por 28 sócios, e iniciou as atividades no dia 29 de julho de 1985. O primeiro presidente foi Alfredo Scultetus.
No início, os primeiros simpatizantes da ideia de uma cooperativa de crédito saíram a campo para conversar com os agricultores e convencê-los sobre as vantagens e os benefícios para a produção agropecuária e para novos negócios, nas áreas rural e urbana.
Em 1998, a cooperativa passou a fazer parte do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) unindo as cooperativas de crédito com o objetivo comum de oferecer produtos e serviços bancários com melhores resultados financeiros e ganhos de escala, proporcionando mais segurança para os cooperados. Também foi nesse ano que assumiu o novo presidente, eleito em Assembleia Geral Ordinária, Francisco Greselle, que permanece no cargo até hoje.
Em 2010 um novo e importante passo foi dado para ampliar o acesso à cooperativa, que passou a ser de Livre Admissão, ou seja, toda pessoa física ou jurídica pode ser associada ao Sicoob Credicanoinhas, desde que resida ou atue na área de ação. “E assim, seguimos, até hoje, com essa trajetória de união e solidariedade, em bases sólidas e democráticas”, disse o presidente da cooperativa, Francisco Greselle.
Fonte: Sicoob Credicanoinhas – Assessoria de Comunicação (com Sicoob Central SC/RS).
Deixe seu comentário