O fenômeno da “chuva preta”, provocado pela fuligem transportada das queimadas na Amazônia e no Pantanal, continua atuando no Estado. Neste sábado, 14, em vários municípios catarinenses, ainda foi registrado essa chuva escura, que contém partículas de fumaça que estão suspensas no ar.
Diversas cidades de Santa Catarina já registraram a “chuva preta", inclusive, no Planalto Norte. Esse fenômeno ocorre quando a fuligem, trazida pelas correntes de ar, se mistura com as gotas de chuva e forma a chuva carregada de fuligem.
Orientações da Defesa Civil
Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
Fique atento a inclinação de postes e árvores;
Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
Fique atento a rachaduras em muros e paredes.
Avisos e Alertas da SDC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br
Tags
- Defesa Civil
Deixe seu comentário