O pagamento das faturas da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) por PIX segue crescendo no segundo semestre deste ano, em todo o estado. Em setembro, um de cada 10 pagamentos já foi feito utilizando a modalidade, e a maior parte deles utilizou o QRCode que passou a ser impresso na fatura a partir de junho.

“Nossa expectativa é expandir ainda mais esse número nos próximos meses, reforçando a praticidade e a segurança do pagamento via PIX pelo QRCode na fatura. Estamos divulgando comunicados em mensagens na própria fatura, no telefone 115, no atendimento das Agências físicas e enviando email aos consumidores cadastrados”, explica o chefe da Divisão de Arrecadação e Cobrança, Felipe Kruhs.

O pagamento pode ser feito na palma da mão. Basta escanear o código da fatura pelo aplicativo da instituição bancária de sua preferência. Depois disso, será identificado como recebedor do pagamento a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), com o respectivo CNPJ e direcionado a uma conta no Banco do Brasil.

E atenção: se algo estiver errado, o consumidor deve interromper o pagamento imediatamente e denunciar a fraude na Ouvidoria da Casan pelo site. “Também reforçamos que os pagamentos devem ser feitos sempre a partir da fatura ou de sites oficiais da Companhia, nunca por terceiros”, alerta Kruhs.

Segundo informações da Associação Brasileira de Bancos (Febraban) com base em dados do Banco Central e da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartão e de Serviços), o volume de transações feitas com PIX no primeiro semestre de 2024 totalizou R$ 29 bilhões, 61% a mais que o mesmo período em 2023. O valor supera a soma de todas as outras transações dos outros meios de pagamento disponíveis.

Outras Formas de Pagamento

Além do QRCode, o consumidor também pode quitar a sua fatura após a inscrição no chamado Portal de Pagamento da CASAN. Além do PIX, também estão disponíveis a modalidade Cartão de Crédito (em até 24x) ou Cartão de Débito. Pelo portal, é possível também quitar mais de uma fatura, caso haja pendências.

Atualmente, 42 municípios atendidos pela Casan contam com as chamadas máquinas de pagamento nas Agências, com as mesmas modalidades do Portal. Os 24 municípios com maior demanda, possuem Totem para autoatendimento, no qual é possível consultar e pagar os valores pendentes. Na capital Florianópolis, maior município atendido pela Casan, há dois totens, na Matriz (Rua Emílio Blum, 83) e na Agência do Centro (Rua Saldanha Marinho, 374).

Tags

  • PIX