As quadras de futebol sintético, parquinhos infantis e praças de Canoinhas estão sendo alvo de bandidos! Nos últimos dias, servidores da prefeitura registraram diversos estragos nos espaços de lazer instalados na cidade causados por atos de vandalismo.

Bancos e brinquedos foram quebrados, telas foram cortadas e traves quebradas. A Procuradora-Geral do Município, Andrielli Kluczkovski, lembra que o crime de dano contra o patrimônio público é qualificado, tendo o Código Penal previsto pena de detenção de 6 meses a 3 anos e multa. “A destruição de bens públicos vai além do prejuízo ao Município, afetando toda a coletividade. Danificar espaços de lazer é negar aos cidadãos a chance de desfrutar momentos de convivência, lazer e bem-estar com familiares e amigos” enfatiza.


Para o crime de furto, o Código Penal prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa, podendo ser aumentada conforme as circunstâncias da prática do delito. “Caso tenha conhecimento sobre quem praticou o dano ou tenha presenciado um ato de vandalismo, dirija-se à Polícia Militar ou Civil para formalizar o registro da ocorrência, contribuindo para a responsabilização dos infratores.” orienta a Procuradora.

Prefeita Juliana Maciel lembra do custo para município: “a prefeitura investiu para levar lazer às comunidades. E agora terá que gastar novamente para recuperar os espaços por causa do vandalismo”, lastima.

As ocorrências registradas já estão sendo repassadas às forças de segurança.