O início da década de 1920 apresentava uma crise sem precedentes na história da Alemanha. A inflação praticamente incontrolável além de uma enorme instabilidade política trazia um descontentamento às famílias alemãs, que viam uma fagulha de esperança em uma vida melhor no outro lado do Atlântico.
Neste contexto, no dia 21 de fevereiro de 1924, desembarcaram no porto de Santos/SP, o casal Wilhelm e Else Baukat junto de seus dois filhos, Hans e Alfred, e esperando seu terceiro filho Helmuth, que nasceria em julho do mesmo ano já em terras brasileiras. A família estaria completa nos anos seguintes com os nascimentos de Eva e Rodolfo.
Muitas dificuldades foram encontradas nos primeiros anos, mudanças de cidades, doenças, adaptação ao idioma e a cultura. O tão habitual feijão com arroz era um desafio. Mas a fé inabalável em Deus, trazida junta de sua cultura luterana, auxiliou-os à superar todas as adversidades para mais tarde fixar residência no distrito de Marcílio Dias, em Canoinhas/SC.
No ano de 2024, marca-se a lembrança da chegada da Família Baukat ao Brasil, que nestes 100 anos aumentou e espalhou-se pelo país, levando até hoje o exemplo, a cultura, a fé e o espírito batalhador, através de seus inúmeros descendentes.
(Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a Fé. “2 Timóteo 4,7)
Deixe seu comentário