Município destaca-se pelas belezas naturais e hospitalidade

Na próxima terça-feira, dia 11 de abril, o município de Papanduva comemora seu aniversário de 69 anos emancipação. O município, que ostenta diversas paisagens naturais e atrativos turísticos e econômicos, conta com cerca de 20 mil habitantes.

HISTÓRIA

Ainda no século XVIII, quando a região era um lugar estratégico para estadia dos tropeiros que percorriam a região Sul levando o gado do Rio Grande do Sul até São Paulo, o território de Papanduva já era utilizado pelos viajantes. Já para os primeiros moradores que fixaram residência em Papanduva, chegaram no município por volta de 1828 vindos do Paraná. Esses primeiros moradores, dedicavam-se a pecuária e ao agronegócio, e também ao extrativismo da erva-mate. Os primeiros colonizadores de Papanduva que se tem registro foram portugueses, alemães, poloneses, ucranianos e caboclos. Posteriormente, o município também recebeu imigrantes japoneses.

TURISMO

Papanduva destaca-se por paisagens naturais, cachoeiras, gastronomia variada e locais históricos. O município também foi palco da Guerra do Contestado que é considerada um dos fatos históricos mais marcantes da região sul do Brasil. Antes de ser independente, Papanduva pertencia à Canoinhas, na categoria de distrito. Em 11 de abril de 1954, através da lei estadual nº 133,1 de 30 de dezembro de 1953, Papanduva passou a categoria de município.

O Correio do Norte deseja a todos os papanduvenses as felicitações pelos 69 anos de emancipação do município, que hoje é referência de progresso, desenvolvimento e hospitalidade. Parabéns Papanduva!

*Publicado Originalmente na edição do Correio do Norte dia 07 de abril de 2023.